A gestão de orçamento de uma clínica ou consultório médico é muito relevante para que o estabelecimento tenha resultados mais positivos e proporcione mais lucro aos seus proprietários. Por isso, ela precisa ser feita de forma estratégica, envolvendo fornecedores, funcionários e soluções tecnológicas.

Porém, nem sempre os médicos gestores têm o conhecimento necessário para otimizar a parte financeira de seu consultório. Pensando nisso, apresentamos a seguir algumas dicas importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Tenha uma boa rede de fornecedores

Um dos principais aspectos para quem deseja otimizar a gestão de orçamento do consultório, é ter uma boa rede de fornecedores — desde aqueles que fornecem materiais de escritório até os que disponibilizam os itens para procedimentos médicos e medicamentos. 

Quando você firma parcerias de qualidade e tem um relacionamento duradouro com os seus fornecedores, fica mais fácil renegociar contratos e pagamentos bem como adquirir os produtos de acordo com a sua necessidade. 

Melhore a gestão de estoque

É preciso também ter atenção redobrada no controle de estoque para evitar desperdícios e gastos desnecessários. Lembre-se que medicamentos têm prazos de validade e deixar que eles sejam descartados por falta de uso pode gerar um grande prejuízo! Desse modo, evite comprar itens em demasia ou utilizar primeiro os produtos que foram comprados a pouco tempo, deixando os antigos estragarem no estoque.

Faça o registro de todas as movimentações financeiras

Todos os movimentos do fluxo de caixa precisam ser muito bem monitorados em um consultório médico. As entradas de dinheiro devem ser contabilizadas sempre que um paciente paga uma consulta, ou quando um plano de saúde faz o repasse dos procedimentos feitos por seus beneficiários.

O mesmo vale para as despesas, como contas de energia, água, telefone, internet e até mesmo os pequenos gastos do dia a dia, como um simples reparo na infraestrutura ou o conserto de um equipamento. Assim, fica mais fácil acompanhar e identificar os gargalos.

Tenha atenção com os contratos

É fundamental ter atenção com os contratos que o consultório tem com fornecedores de serviços, como de telefonia, planos de saúde etc. Se você perceber que tem um plano de telefonia que dá direito a uma quantidade "x" de minutos, mas que atualmente a maioria dos contatos feitos com os pacientes é via WhatsApp, o ideal é solicitar a migração para outro mais barato, por exemplo.

Utilize um software para ajudar na gestão de orçamento

Todas as dicas mencionadas até aqui, podem ser melhor aproveitadas com um software de gestãoadequado e exclusivo para o seu consultório. Afinal, esse tipo de sistema permite que todas as áreas de gestão de orçamento estejam incluídas em um único local, o que facilita o controle de todos os assuntos pertinentes ao consultório. 

A gestão de orçamento impacta diretamente nos resultados — e lucro — de um consultório. Desse modo, é importante otimizar toda a parte financeira do negócio, levando em consideração aspectos importantes, como fornecedores, controle de estoque, movimentos do fluxo de caixa e contratos de serviços.

E você, deseja um software completo, desenvolvido exclusivamente para facilitar o dia a dia de clínicas e consultórios médicos? Então não deixe de entrar em contato conosco!


Gestão de orçamento para consultório: Como otimizar o seu?