Possuir um software de consultório médico é uma estratégia muito eficaz para aliviar a rotina atribulada dos profissionais da saúde. Afinal, sua aplicabilidade é ampla e seus benefícios superam os métodos manuais tradicionais.

Uma plataforma informatizada para instituições de saúde deve oferecer recursos que facilitem as atividades clínicas, organizem as tarefas administrativas e armazenem seguramente todas as movimentações realizadas.

Apesar de todas as vantagens, alguns profissionais ainda ficam receosos em implantar um software em seu consultório médico. Esse é o seu caso? Então aproveite o post de hoje para conhecer as principais funções dessa tecnologia e entender como ela pode melhorar a sua rotina!

1. Cadastro de pacientes

Um software de consultório médico fará o cadastro dos pacientes de forma rápida e sem esquecer nenhum detalhe clínico, pessoal ou financeiro. Assim, o profissional de saúde poderá avaliar a situação do paciente com base em informações completas e disponíveis por meio de um toque na tela.

Além disso, o cadastro informatizado de paciente evitará problemas futuros, como, por exemplo, nas situações onde é importante resgatar uma informação que não foi registrada no prontuário manual.

2. Agendamento de consulta

Uma agenda virtual é mais efetiva do que seu modelo em papel. Isso, porque as primeiras são conectadas com todos os compromissos dos profissionais, demonstrando apenas os horários disponíveis.

As maiores praticidades dessa inovação são o agendamento de consultas online e a otimização desse recurso para as secretárias clínicas, já que as informações podem ser acessadas em qualquer horário do dia e da noite.  

Ao agilizar os processos, o agendamento informatizado também diminui as confusões causadas por rasuras e também evita o natural desgaste das agendas manuais.

3. Integração de dados

Uma plataforma informatizada costuma integrar os dados clínicos, laboratoriais, administrativos e financeiros dos pacientes. 

Esses benefícios evitam desorganização dos processos, além de diminuir o espaço destinado ao arquivamento em papel.

Além disso, um software de consultório médico poderá emitir relatórios gerenciais e clínicos que mostrarão a produtividade e os pontos que precisam ser melhorados.

4. Segurança das informações

A implantação de um software traz grandes mudanças na rotina clínica, tais como a segurança das movimentações no sistema. A partir dessa inovação, as prescrições médicas serão legíveis, evitando condutas inadequadas e evitando perdas por extravio ou rasura dos documentos.

Muitas operadoras de planos de saúde já integram as solicitações informatizadas dos exames para evitar fraudes e agilizar o processo, tudo isso mediante senha pessoal, uma função que é oferecida pelo software de consultório médico. 

5. Redução de custo

Em longo prazo, após informatizar o consultório médico, os profissionais certamente perceberão uma redução de custos. A impressão de documentos será diminuída, visto que as informações poderão ser enviadas via e-mail ou dispositivos de conversas pelo celular.

O número de funcionário também poderá ser remanejado, uma vez que algumas atividades manuais serão substituídas integralmente, tal como o preenchimento de fichas de atendimento e de formulários clínicos.

6. Transferência de dados

Um bom software para consultório médico poderá transmitir dados para suas filiais ou para os pacientes por meio dos recursos tecnológicos disponíveis.

Assim, o paciente que consultar em uma das unidades da clínica terá seu prontuário atualizado caso seja necessário fazer um agendamento em outra filial.

Essa facilidade garante a continuidade do atendimento, pois os profissionais terão acesso à situação clínica do paciente e tomarão decisões com base em exames atualizados em tempo real.

O software para consultório médico é um ferramenta interessante para aperfeiçoar as atividades dentro de uma instituição de saúde.

As vantagens de sua implantação vão desde a organização dos dados clínicos dos pacientes até o controle total dos processos alimentados de forma eletrônica. 

Além disso, os recursos existentes nas plataformas informatizadas permitem o cadastro do paciente, a integração dos dados clínicos, a segurança das movimentações clínicas e a redução de custo em longo prazo.

Gostou de conhecer as vantagens de contar com um software de consultório médico e quer ficar por dentro de outras dicas como essas? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!