É muito provável que, você médico ou outro profissional da área da saúde, já tenha pensado em abrir – ou até mesmo já tenha aberto – a sua própria clínica ou consultório médico. E é normal que com isso, surjam dúvidas de como administrar uma clínica médica.

O fato é que são muitas as coisas que precisam ser lembradas e levadas em consideração. A primeira delas é ter uma agenda organizada, para marcar pacientes e confirmar consultas para não gerar “buracos na agenda”. O prontuário também é parte fundamental de uma boa administração, pois mantém as informações do paciente de forma organizada e segura. É preciso também ter controle de estoque, desde os produtos de limpeza do espaço e materiais de escritório, como folhas de sulfite, canetas, entre outros, até luvas descartáveis utilizadas pelos profissionais e/ou possíveis medicamentos. Além, claro, do gerenciamento financeiro e do faturamento TISS. E nos dias de hoje, ainda é preciso se preocupar com o marketing; no caso, como estamos falando de clínicas médicas e/ou consultórios, um marketing que respeite a ética médica e a cartilha do CFM.

Parece difícil lembrar e dar conta de tudo isso – e sem ajuda, é mesmo –, mas hoje, graças a tecnologia, é possível encontrar em um único software médico tudo aquilo que você precisa para administrar a sua clínica médica e facilitar a sua vida e a de seus pacientes.

A importância de um software médico na gestão de clínicas e consultórios

Para que você entenda melhor, a importância de se ter um software médico, é basicamente a de oferecer um atendimento eficiente e de fácil utilização ao seu paciente – e também, para facilitar o seu dia a dia, já que para manter um bom atendimento e uma boa experiência ao seu paciente (até mesmo para que ele retorne), é preciso que você otimize o seu tempo e não se esqueça de nenhum detalhe.

O software médico Shosp, te ajuda a manter a sua agenda médica organizada, confirmando de forma automatizada o agendamento de seus pacientes, além de oferecer a marcação de atendimento de forma online, 24 horas por dia. Você poderá personalizar o prontuário eletrônico de seus pacientes e controlar o acesso de profissionais que poderão entrar e visualizar esses prontuários, além de poder compartilhar dados com os próprios pacientes. Há também a possibilidade de solicitar exames, prescrever receitas médicas, além de gerenciar contas a pagar e a receber, obter lembretes de vencimentos, emitir nota fiscal, gerar guia TISS, controlar glosas, registrar compras, ter alertas de estoque mínimo, ter baixa de produtos e/ou materiais de forma automática, enviar mensagens de aniversário para seus pacientes, acompanhar o paciente, fazer pesquisas de satisfação para detectar gargalos que precisam ser ajustados ou totalmente corrigidos, fazer relatórios – de agendamentos, financeiros, de estoque, balancete contábil, dados em gráficos – entre outros.

Se você quer facilitar o seu dia a dia profissional e proporcionar a melhor experiência ao seu paciente, vale a pena investir em um software médico. O software Shosp, além de oferecer todas as funcionalidades citadas nesse artigo, está disponível em formato app para IOS e Android. E você ainda pode experimentá-lo de forma gratuita.

Desejamos que você tenha uma boa experiência e possa administrar a sua clínica ou consultório da melhor forma possível!

Share: