Ter a opção de confirmar os agendamentos através do WhatsApp é uma ótima maneira para deixar o agendamento mais rápido e automatizar os procedimentos da clínica. O software médico que proporciona este tipo de recurso para os pacientes consegue facilitar todo o contato que a equipe da clínica pode ter com eles. Além de economizar importantes horas, pois ligações e mensagens em tempo real não passam a ser necessárias.
Uma pesquisa realizada no ano de 2020, no Panorama Mobile Time/Option Box, relata que o aplicativo de mensagens, WhatsApp, está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Diante desse número, se trata do maior percentual já registrado pelo aplicativo em cinco anos de pesquisa. Já dá para perceber que a probabilidade de familiares e pacientes se engajaram com o aplicativo para confirmar as consultas é alta.
O envio de e-mails e SMS são bons aliados para aumentar a produtividade da clínica médica. Mas com a ajuda do WhatsApp para lembretes de consultas, se torna claro a efetividade que este recurso tem. Ademais, quando toda a equipe médica passa a utilizá-lo junto com outros aparatos tecnológicos na primeira etapa da jornada do paciente, há um significativo ganho de tempo e fidelização dos pacientes.
Neste artigo vai ser explicado com detalhes por que o WhatsApp traz tantos benefícios no pré-atendimento, como aumento da produtividade da clínica, redução de faltas, ganho exponencial no faturamento mensal e fidelização dos pacientes. Confira agora:
Primeiro contato com o paciente de forma automatizada
O sistema médico com os lembretes de consultas por WhatsApp consegue mudar o contato com o paciente logo na primeira etapa da jornada por já automatizar este processo. Para o profissional da saúde que está começando a se familiarizar com a tecnologia, esse é um importante meio a ser testado. Todo o fluxo de atendimento ganha mais assertividade. Sem contar que com as mensagens já padronizadas pelo sistema médico, não é mais necessário realizar as ligações com os pacientes para confirmar consultas.
Outro considerável benefício que a automatização dos lembretes de mensagens consegue trazer é a redução da carga de trabalho da equipe. Como é estabelecido um padrão para as mensagens, não é preciso redigir uma por uma como antigamente, muito menos ter que criar cada lembrete. O agendamento online também ajuda, no sentido que consegue criar um caminho até o paciente confirmar o agendamento como também facilitar que o paciente já realize o pagamento.
Com base nisso, o gestor da clínica consegue diminuir a taxa de absenteísmo do estabelecimento, consequentemente, o fluxo de caixa não é comprometido. É uma ação simples que a não ser usada afeta muito os resultados do negócio da saúde. A confirmação de agendamentos lembra o paciente que determinado dia e hora tem uma consulta marcada e facilita a resposta caso haja previsão de falta, assim o paciente poderá remarcar a consulta e a agenda da clínica não ficará cheia de gargalos.
Mais consultas para a clínica médica
É importante que haja flexibilidade de horários na agenda médica da clínica. Esse fator favorece que o número de pacientes aumente. A flexibilidade deve ocorrer de uma maneira que não afete o curso de trabalho da equipe ou até gere um impacto negativo no financeiro. É por esses motivos que a confirmação de consultas por WhatsApp funciona tão bem.
Os funcionários que trabalham na clínica conseguem chegar a um equilíbrio entre a responsabilidade dos pacientes com o comparecimento e a flexibilidade da agenda do negócio da saúde. Isto porque a clínica vai criar um nível de aproximação pelo fato do paciente ter em mãos a possibilidade de confirmar a consulta ou reagendar. Esta flexibilidade da agenda é importante, pois na medida que o paciente optar por se reagendar, o estabelecimento terá outros horários disponíveis. Sendo que no resumo, todo este ciclo é feito por um aplicativo. Sem dar trabalho ao paciente de ter que ligar.
Outro ponto é o fato do paciente assumir a responsabilidade de comparecer na segunda data marcada, levando em consideração que ele optou em reagendar. Do ponto de vista da clínica há a preferência de liberar este horário com antecedência do que mantê-lo ocupado caso o paciente não vá na consulta marcada em determinado dia.
Quando o sistema para clínica proporciona o agendamento de consulta por WhatsApp, a clínica conseguirá organizar um segundo agendamento de forma automatizada caso o paciente cancele a consulta. Caso contrário, a clínica só terá o dado que o paciente se ausentou e não poderá ocupar o horário perdido.
Pacientes mais fidelizados
O desejo de fidelizar os pacientes na clínica é um sonho que muitos gestores têm, mas poucos conseguem executar com tamanho precisão. A fidelização é muito importante na jornada do paciente. Ela nada mais é que a solidificação da relação entre os pacientes e a clínica. Quando esta relação é criada, de uma maneira orgânica, o vínculo do paciente com o médico aumenta, o que facilita em um bom prognóstico para tratamentos. Por incrível que pareça, o WhatsApp para confirmação de agendamentos consegue fortalecer esse elo.
A matemática é simples. Ele consegue deixar os pacientes atentos às consultas agendadas. Então, o esquecimento não é um motivo para que o paciente não compareça à consulta. Mas se surgir algum imprevisto por parte do paciente, ele pode facilmente se reagendar. Frente a isso, uma relação de confiança é criada com base nos serviços prestados pela clínica e o atendimento qualificado que oferece ao paciente.
O WhatsApp para confirmação de agendamentos também favorece que a clínica tenha uma maior taxa de retenção dos pacientes, o que assegura a previsibilidade de receitas mensais. Isso é ótimo para futuras tomadas de decisão que a clínica venha a ter caso o negócio tome frente maiores, por exemplo. Aproveite e leia o nosso ebook “Manual de gestão financeira” para maior entendimento sobre o financeiro do negócio da saúde.
Agenda mais organizada
Outra vantagem que o agendamentos de consultas por WhatsApp proporciona é a organização da agenda sem precisar de manutenção a todo momento. Assim, não comprometendo horas de trabalho da equipe e favorecendo que ela centre os esforços no atendimento ao paciente. Pois o sistema para consultório consegue agilizar todos estes processos de forma automatizada. Até porque, no momento que o paciente escolhe um horário, o agendamento com inteligência artificial programa todas as mensagens e resta somente enviar.
No dia da consulta, o sistema proporciona um box de “check-in” automatizado que já dá formato ao prontuário eletrônico com todos os dados que o paciente preencheu. Assim facilitará a visão da clínica no pré-atendimento. Caso o paciente compareça, é só começar a consulta. Se por acaso ocorrer um imprevisto e o paciente precisar cancelar, o próprio sistema mostrará outras datas possíveis e disponibilizará a antiga marcação para outros pacientes que precisam do horário com mais urgência.
O sistema médico com whatsApp para confirmação de agendamentos
Se o profissional da saúde prioriza um sistema seguro e que traga significados resultados para a clínica, o sistema médico do Shosp pode ser a solução. Na primeira etapa da jornada do paciente, por exemplo, no pré-atendimento, o Shosp proporciona uma gama de recursos integrados como o prontuários eletrônico, whatsApp para confirmação de agendamentos e agendamento online.
Tudo é pensado para que a clínica e os pacientes tenham a melhor experiência possível. Para mais dúvidas, contate um dos consultores comerciais.