Não importa se sua clínica ou consultório médico é renomada no mercado e está sempre com a agenda cheia de novos pacientes; eventualmente, alguns de seus pacientes desaparecem da sua lista de atendimentos e você às vezes nem descobre o porquê.

Cuidar dos novos pacientes que chegam ao seu consultório é essencial para que você tenha sempre o retorno financeiro desejado, mas os pacientes antigos também merecem atenção. Você sabe cuidar desses pacientes? O que é possível fazer para que eles não desapareçam e continuem sendo sempre reengajados? Esse é o assunto de que trataremos no artigo de hoje. Confira e tire suas dúvidas!


Por que pacientes desaparecem

Pacientes podem desaparecer dos consultórios e clínicas por diversos motivos: mudança de cidade, morte, busca por melhores preços, concorrentes mais atrativos ou insatisfação com o serviço prestado. Sendo assim, é imprescindível que você busque descobrir qual é o motivo para o seu paciente parar de lhe procurar, é preciso entender por que esse processo está se repetindo e o que você pode fazer para contê-lo.


A relação entre um profissional e um paciente é baseada na fidelização

Poucos profissionais da saúde acreditam nisso, mas o principal fator de sucesso de uma relação entre o profissional e seu cliente é a fidelização.

Pacientes confiam mais em profissionais que se dedicam a cuidar e tentar solucionar todas as suas queixas e sintomas. Quando um paciente não se sente seguro, satisfeito e respeitado dentro de uma clínica, desde o primeiro contato com sua secretária até o momento da consulta dentro da sua sala, o risco de ele não voltar e de procurar outro profissional para atendê-lo é enorme.

Se você quer evitar que essa relação entre você e o seu paciente seja interrompida desde o começo, é interessante começar a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de estratégias de reengajamento.


Estratégias de reengajamento para evitar o desaparecimento de pacientes

Como você pode fazer para fidelizar seu paciente e mantê-lo ainda mais satisfeito, desde a chegada na sua recepção até o período em que ele estará seguindo suas orientações fora do consultório? Com algumas estratégias de reengajamento, que podem ser incluídas na sua rotina para que você fortaleça a relação com o seu paciente antes, durante e após a consulta.

Antes da consulta, garanta que o paciente conte com um ambiente agradável na sua clínica, inclusive na sala de espera, e que você tenha uma boa equipe de atendimento (secretárias, porteiros e outros). Além disso, faça o possível para minimizar o tempo de espera. Já durante a consulta, seja cordial e respeitoso ao receber o paciente na sua sala e escute todas as queixas com atenção. Evite interrompê-lo quando não for estritamente necessário e, na hora de examinar, seja atencioso e cuidadoso. Passe confiança e firmeza nas suas orientações, porém jamais desrespeite as limitações do seu paciente e não deixe de responder suas perguntas.

Depois da consulta, esteja à disposição para tirar dúvidas de seus pacientes via e-mail e telefone, e tente manter horários flexíveis para possíveis consultas de emergência. Enviar mensagens em datas especiais e festivas também é uma boa maneira de mostrar que você se importa com seu paciente, e manter perfis em redes sociais pode aumentar a relação e o engajamento com novos e antigos pacientes. Por fim, nunca subestime o poder de uma pesquisa de satisfação. Você pode enviá-la por e-mail após a consulta ou pedir que seus pacientes preencham um rápido questionário de safisfação na recepção mesmo.

Aprender as estratégias de fidelização e reengajamento de seus pacientes é uma tarefa que pode tomar um pouco de tempo e dedicação na sua rotina de trabalho, mas é considerada essencial para garantir o sucesso da sua clínica no aspecto profissional e financeiro. Lembre-se: quanto mais o seu paciente confia em você e no seu trabalho, maiores são as chances de ele seguir visitando a sua clínica para resolver seus problemas.

Você sabe dizer por que os pacientes somem da sua clínica? O que você tem feito para mudar essa situação e reengajar pacientes? Deixe seu comentário!