Quando muitos pacientes deixam de cumprir as suas obrigações e de pagar por suas consultas ou procedimentos em uma clínica, diversas consequências negativas podem acontecer, incluindo a saúde financeira do negócio. É por isso que saber como evitar a inadimplência é um conhecimento que também deve ser adquirido pelos médicos e gestores desse tipo de estabelecimento.

As medidas preventivas são as melhores soluções para evitar que as pessoas fiquem devendo na sua clínica e foi pensando nisso que desenvolvemos este post! Então, acompanhe nos tópicos a seguir uma série de dicas que você pode colocar em prática para evitar a inadimplência em seu consultório.

Mantenha o cadastro dos pacientes sempre em dia

As secretárias precisam ser orientadas para que o cadastro dos pacientes seja sempre atualizado. Dessa forma, a comunicação pode ser feita de forma prática e rápida, evitando a perda de dinheiro devido ao esquecimento dos pagamentos por parte dos pacientes.

Alguns softwares de gestão, por exemplo, contam com um sistema que envia mensagens com lembretes de pagamentos para os pacientes. Portanto, para que isso seja possível, é fundamental ter os dados atualizados.

Tenha o controle das finanças da clínica

Você precisa ter um sistema financeiro muito bem organizado, com todas as entradas e saídas do fluxo de caixa devidamente registradas. Assim, fica mais fácil identificar quando um pagamento não for realizado e a cobrança pode ser feita imediatamente.

Outro ponto interessante é saber de onde se origina cada entrada de dinheiro no caixa da clínica, como os valores que são pagos por planos de saúde, convênios e os que são oriundos de consultas particulares.

Ofereça formas de pagamento seguras

As informações sobre as formas de pagamento devem ser informadas aos pacientes já no ato do agendamento de uma consulta ou procedimento na clínica. Dessa forma, ele saberá que precisa pagar essa dívida e poderá se programar financeiramente para isso.

Além disso, é preciso demonstrar quais são as opções que a clínica oferece, como os convênios com planos de saúde, sindicatos, entidades etc. Para os casos de procedimentos feitos de forma particular, disponibilizar pagamentos com cartões de crédito ou débito pode ser uma boa alternativa.

Conte com apoio de especialistas da área

Quando há inadimplência na clínica, é necessário que seja feita a cobrança aos devedores, sempre de forma respeitosa e buscando uma alternativa que seja confortável para ambas as partes. Em alguns casos, recomenda-se a contratação de uma empresa especializada em cobranças, com profissionais preparados para realizar esse tipo de trabalho.

Tenha um software de gestão

Com um software de gestão em nuvem você poderá ter o cadastro completo dos pacientes da sua clínica, facilitando no momento da cobrança, que poderá ser feito por telefone ou via SMS. O controle do fluxo de caixa também é simplificado com esse tipo de programa, que permite programar as contas a receber e organizá-las por categorias, como as oriundas de consultas particulares e as que são pagas pelos convênios.

Colocando em prática essas orientações sobre como evitar a inadimplência, você certamente aumentará a lucratividade do seu consultório e atuará sempre com saldo positivo. Conforme dito, os softwares de gestão podem ajudar nesse sentido, então, se você quer saber mais sobre isso, entre em contato conosco e solicite informações adicionais sobre os nosso serviços.


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