Aumentando número de pacientes com endomarketing
  • 03 Março 2015

O profissional de saúde deve estar atento ao atendimento proporcionado aos seus pacientes que fazem visitas frequentes aos seus consultórios. Deve ter a consciência de que um paciente bem atendido irá indicá-lo aos seus amigos e familiares. Assim, um atendimento de qualidade pode fazer com que o número de pacientes aumente de forma gradativa e contínua.

Por outro lado, um paciente que não estiver satisfeito com o trabalho do profissional também pode acabar gerando prejuízos para o negócio em questão. A satisfação é essencial em todo e qualquer setor do mercado de trabalho e, quando falamos da prestação de serviços que envolvem o cuidado com a saúde dos indivíduos, certamente ela deve ser muito levada em consideração!

Sendo assim, em cada um dos atendimentos realizados pelo médico, a satisfação do seu paciente deve ser colocada em primeiro lugar. E, é claro que, antes mesmo da satisfação do seu cliente, você precisa também gerar expectativas nos seus pacientes.

E o que são essas expectativas?

Basta considerar os fatos. Vamos imaginar que você proporcionou um atendimento de qualidade para um indivíduo, que gostou tanto do serviço que o indicou para outro amigo. Nesse caso, a expectativa do amigo será alta no momento de realizar uma visita ao seu consultório, já que ele sabe que o atendimento será bom. Sendo assim, o seu dever se torna tratar esse amigo tão bem quanto você fez com o anterior, para manter o nível de satisfação do seu negócio alto.

Mas, afinal, como eu posso saber como está a satisfação do meu paciente?

Toda vez que a expectativa criada antes mesmo da visita é igual ou até maior aos resultados obtidos pelo seu atendimento, é certo de que o paciente deixará o seu ambiente de trabalho com satisfação. Por outro lado, se o seu atendimento não for realizado conforme as expectativas criadas pelo paciente, ele certamente não terá essa mesma satisfação, que é quando os problemas acontecem. Em caso de insatisfação com o seu atendimento, é bem possível que o cliente venha a reclamar nas redes sociais e falar com os seus conhecimentos, por exemplo.

Por conta disso, o profissional da saúde deve estar sempre atento pela qualidade oferecida em cada um dos seus atendimentos. Não importa a quantidade de atendimentos que são realizados todos os dias. Cada um merece atenção e cuidados únicos para que a sua reputação seja sempre melhor, atendendo às expectativas e à satisfação dos seus pacientes.

Um paciente satisfeito é aquele que teve um atendimento ainda melhor do que ele já estava esperando. Assim, sempre que você realizar um atendimento você deve pensar se os resultados proporcionados pelo seu atendimento foram superiores à expectativa que foi criada pelo paciente em questão.

Uma ótima forma de saber disso é por meio de pesquisas realizadas logo após o atendimento, realizadas por meio da internet por exemplo. Lembre-se de que, quanto mais satisfação você conseguir gerar nos seus mais diferenciados atendimentos, maiores são as suas chances de garantir uma agenda com cada vez mais pacientes (e mais expectativas positivas!).