O que não pode faltar em uma clínica de saúde para a terceira idade?
  • 02 Abril 2018

A população mundial está envelhecendo. E o mercado precisa se adaptar às mudanças sociais para atender às novas demandas dos pacientes dessa faixa etária. Para isso, as clínicas de saúde para terceira idade devem estar atentas para oferecer serviços de qualidade.

A expectativa de vida aumentou nos últimos anos e o nível de exigência dos pacientes também. Eles são cada vez mais independentes, bem-informados, ativos e buscam serviços e produtos que atendam às suas condições físicas e lhes proporcionem melhor qualidade de vida.

Então, está preparado para entrar nesse novo mercado? Quer oferecer serviços de qualidade para o público da terceira idade? Neste post, apresentamos informações fundamentais para quem quer se desenvolver nesse segmento. Acompanhe!

Saiba o que não pode faltar em clínicas de saúde para a terceira idade

Primeiramente, é essencial ter uma equipe preparada para lidar com esse público, que exige cuidados e tratamentos diferenciados, bem como atendimento mais humanizado. Para que a clínica seja reconhecida pela boa prestação de serviço, é imprescindível oferecer opções qualificadas.

O espaço deve estar preparado com diferentes especialidades médicas. Além disso, vale a pena oferecer assistência odontológica e psicológica para os idosos. Veja, a seguir, outras características importantes em clínicas de saúde para terceira idade:

  • boa localização: fácil acesso é primordial para um serviço de saúde para idosos;
  • espaços adaptados: as áreas, tanto internas quanto externas, devem ser adaptadas com rampas e elevadores. Além disso, é importante ter cadeiras de rodas ou andadores para aqueles que precisam desse tipo de auxílio;
  • atendimento personalizado: reconhecer o paciente, chamá-lo pelo nome, lembrar de datas especiais (como seu aniversário) e dia de retorno são atitudes simples, mas que demonstram cuidado;
  • acolhimento: o idoso precisa ser escutado com calma. Por isso, é importante que os profissionais estejam sempre preparados para ouvi-lo com cordialidade e respeito. Isso pode ser um diferencial para a clínica;
  • comunicação: ter um canal ativo para receber sugestões e reclamações, com feedback rápido, é outro cuidado importante.

Erros que não podem ocorrer

O atendimento precisa ser de excelência e erros grosseiros devem ser evitados. Assim, é preciso: 

  • não ter pressa durante o atendimento;
  • evitar a burocracia e esclarecer todas as dúvidas;
  • ter funcionários despreparados para o atendimento;
  • usar letras maiores em cartazes para facilitar o acesso à informação;
  • evitar termos técnicos para explicar itens essenciais para o paciente;
  • ter instalações acessíveis, com rampas, elevadores e áreas adaptadas à passagem de cadeiras de rodas.

Profissionais imprescindíveis na clínica

Alguns especialistas são essenciais em uma clínica de saúde para terceira idade. Veja quais são eles a seguir!

Geriatra

A geriatria orienta o paciente sobre como envelhecer de forma saudável, acompanha o processo natural de envelhecimento e monitora doenças nessa fase da vida. A ideia é evitar novas sequelas e reabilitar aquelas que já existem.

Nutricionista

É esse profissional que se dedica à alimentação do idoso. Ele atua de forma a tratar e prevenir doenças por meio de mudanças nos hábitos alimentares.

Fisioterapeuta

O auxílio desse especialista pode ser importante em qualquer fase da vida, mas para o idoso é ainda mais. Ele cuida tanto do tratamento quanto da prevenção, para garantir o aumento da força muscular, a melhora  da capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções.

Ortopedista

Nessa fase, dores articulares e degenerativas reduzem a capacidade funcional. Por isso, é importante preveni-las para garantir qualidade de vida. Além disso, a prática de atividade física ajuda a melhorar as condições físicas e mentais do idoso.

Este post apresentou os cuidados e o que é realmente necessário ter em clínicas de saúde para terceira idade. Com isso, elas estarão habilitadas a oferecer serviços de qualidade de acordo com as demandas e exigências do publico idoso.

E você, quais dificuldades enfrenta no dia a dia de sua clínica? Quer se informar melhor sobre esse e outros temas? Assine a nossa newsletter.


clinicas de saúde para a terceira idade o que não pode faltar