Possuir uma equipe qualificada, competente e disposta, é premissa básica para todo empreendimento de sucesso. Mas, para conseguir construir um grupo com pessoas que tenham esse perfil, é necessário que o gestor esteja atento à importância de desenvolver estratégias para manter os colaboradores motivados em sua clínica.

Mas por que ter este cuidado é tão relevante? Qual o impacto de ações como estas no rendimento dos profissionais e no atendimento dos pacientes? As respostas para essas perguntas você encontrará abaixo! Leia e saiba mais!

O papel do gestor na motivação da sua equipe

Para que uma clínica possa oferecer um atendimento qualificado e prestar os melhores cuidados a seus pacientes, ela precisa ter uma equipe receptiva e proativa. Principalmente, porque o trabalho desempenhado está ligado a um segmento que exige bastante atenção, que é o da saúde.

Para que os profissionais que nela trabalham estejam sempre atentos às melhores práticas, eles precisam ser valorizados em seu ambiente de trabalho e serem tratados com toda a importância que a eles é devida. E para que exista esse reconhecimento, o papel do líder é fundamental.

Um bom gestor precisa buscar conhecer cada colaborador em sua individualidade, para que benefícios diferentes possam ser desenvolvidos para pessoas com necessidades distintas. É importante também que ele ofereça os recursos necessários ao bom desempenho das atividades. Assim como, busque alternativas para tornar o trabalho de cada um deles mais fácil e seguro, gerando com isso, maior satisfação profissional.

A importância de manter os colaboradores motivados

Segundo o dicionário online Priberam, um dos significados da palavra motivação é o da “exposição de motivos”. Então, para que o gestor seja capaz de criar um ótimo ambiente profissional, ele terá que estabelecer uma comunicação bilateral com seus colaboradores.

Com um ambiente aberto ao diálogo, ele poderá compreender melhor, quais são os motivos, que fazem os colaboradores terem um desempenho diário maior. E também, quais são as dificuldades encontradas no exercício de suas funções. Para isso, ele precisará construir canais de comunicação para que as manifestações individuais e coletivas possam ser feitas.

Reuniões periódicas, murais, e-mails oficiais, chats, softwares de gestão e a clareza quanto à disponibilidade para receber um funcionário quando ele precisar, são algumas das ações e ferramentas que podem ser implantadas pelo gestor de um consultório. Estes fatores fazem com que os seus colaboradores fiquem mais satisfeitos.

A empatia como estratégia de motivação

Gerir pessoas é uma atividade complexa, mas nem por isso, é impossível de ser realizada com maestria. A empatia é a principal característica que um bom gestor deve ter. Principalmente, para que ele seja capaz de compreender quais são os motivos permitem que seus funcionários tenham a energia necessária para desempenhar bem suas funções.

Quando um administrador consegue colocar essa habilidade em prática, ele passa a ver as características das pessoas que estão ao seu entorno com mais atenção. Assim, ele consegue agir de forma a oferecer mecanismos para que os profissionais sintam-se bem no exercício de suas atividades em uma clínica. Dessa forma, além de torná-los mais satisfeitos, é possível observar uma melhora considerável na produtividade e qualidade dos serviços oferecidos.

Fique atento às melhores estratégias para ter colaboradores motivados em sua clínica. Para saber mais sobre esse tema e outros assuntos, que farão sua administração ser ainda mais eficiente, curta nossa página no Facebook e receba nossas dicas em seu feed de notícias!


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