Há muitos anos, o marketing é amplamente explorado para promover negócios e com as transformações digitais, o comportamento das pessoas em relação ao consumo sofreu alterações notórias. Todavia, para uma adaptabilidade de fato satisfatória às necessidades das pessoas, é imprescindível analisar quais são as medidas mais adequadas para cada empresa, inclusive na conciliação do marketing digital com o tradicional, que também recebe o nome de marketing offline.

Ao se tratar de atividades da área da medicina, há um amplo investimento em métodos de marketing, porém, o conjunto de práticas aplicado apresenta determinadas particularidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que devem ser atendidas com comprometimento, uma vez que estão associadas principalmente com questões éticas.

Neste contexto, é preciso considerar que locais como consultórios também são empresas, logo, exigem investimentos contínuos em melhorias e estratégias para alcançar destaque no mercado. Afinal, o crescimento sustentável é fundamental para qualquer área. Com as práticas adequadas, há possibilidade de estabelecer um relacionamento diferenciado com os pacientes atuais, fidelizar e atrair novos.

Quais são as particularidades do marketing médico?

Para evitar transtornos para o consultório de forma geral, é importante não apenas que as estratégias adequadas sejam selecionadas, como também que as normas propostas pelo CFM sejam respeitadas. Entre as restrições de maior destaque nesse contexto, é interessante abordar:

  • Anúncio de serviços que não são oferecidos;

  • Presença da marca em propagandas enganosas;

  • Exibição de imagens de pacientes para promoção de técnicas;

  • Divulgação de informações sensacionalistas.

Apesar de diversos canais serem explorados para o emprego do marketing médico, é preciso que os profissionais tenham conhecimento do manual de publicidade médica. Essas restrições não amenizam o potencial que as estratégias possuem, pois com o marketing médico realizado de maneira correta, é possível tornar a marca cada vez mais bem-sucedida.

Como potencializar a quantidade de pacientes?

É fundamental investir na experiência dos pacientes em diversos aspectos, tanto na clínica quanto fora, pois  repercussões negativas podem ser compartilhadas rapidamente caso a clínica não tenha uma boa estrutura, atendimento adequado, entre outros aspectos. Por esse motivo, o consultório deve se preocupar com a sua atuação de forma abrangente, além da implementação de estratégias e analisar quais são os principais objetivos.

 Reuniões com parceiros, pesquisas e participações de eventos, juntamente com uma

montadora de stands podem ser favoráveis para análise de mercado e para potencializar o planejamento estratégico do consultório. No caso das ações tradicionais de marketing, envolvem essencialmente meios offline, como uso de tag adesivo e entrega de panfletos.

Já ao direcionar para o meio digital, de uma forma geral, para encontrar um lugar, assim como ocorre com a busca por outros serviços e com produtos, os buscadores são amplamente utilizados. Por isso, a criação de um site que seja otimizado para os mecanismos de busca é crucial, pois além de ser um dos principais pontos que representam o consultório, a visibilidade alcançada faz toda a diferença no aumento de tráfego orgânico, em especial, com o emprego adequado de técnicas SEO (Search Engine Optimization).

Tais técnicas estão relacionadas essencialmente com conteúdo, design, programação, entre outros aspectos que contribuem com uma melhor experiência do usuário e aprimoram a detecção de elementos das páginas para os robôs dos buscadores.  Além disso, um conteúdo de qualidade e que de fato seja atrativo, pode conquistar mais pacientes principalmente pelo potencial de levar soluções.

A qualidade do conteúdo está relacionada com qualquer tipo de estratégia a ser empregada, desde a criação de um panfleto a uma publicação em rede social. Em qualquer alternativa é necessário avaliar a informação, seu potencial para levar soluções para as pessoas, o design e se atende de fato os objetivos da empresa.

É imprescindível que em cada plataforma utilizada e até mesmo nas opções de marketing offline, a identidade visual seja bem clara e de qualidade, principalmente para evitar dúvidas no público-alvo. Dessa forma, o grupo de elementos gráficos selecionados para representar o consultório deve ser selecionado com muita cautela, com cores, símbolos, ícones e tipografia que sejam de fato compatíveis com a marca. 

Além desses aspectos, é interessante avaliar que independentemente da área, só o investimento em marketing, como em um anúncio pago, banner promocional ou qualquer outra área, não basta, afinal é preciso que profissionais qualificados estejam encarregados de cada método e que as particularidades não apenas do setor, mas do negócio em si sejam respeitadas.

Por exemplo, uma empresa de envelopamento de veículos, naturalmente, não apresenta o mesmo público-alvo de um consultório e a abordagem dos consumidores, entre outros aspectos, é totalmente diferente. Por essa razão, ao apostar no marketing, é preciso que o direcionamento seja adequado, assim como a escolha de estratégias, para que os resultados de fato possam ser positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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