FFÉ cada vez mais comum que as clínicas e consultórios encontrem o seu público no mundo virtual. 

Se antes as indicações eram feitas por pacientes que já conheciam o estabelecimento, hoje uma possibilidade interessante é captar pacientes pela internet.  

Essa característica trouxe a necessidade de investimento em estratégias voltadas para o segmento online, de modo que o impacto possa ser mais direto e produtivo. 

Assim, para que uma clínica estética especializada em rejuvenescimento do rosto consiga alcançar um maior número de pacientes, ela precisará de uma estratégia eficaz, que pode ser idealizada levando em consideração as ferramentas do marketing digital.

Ações de fácil elaboração e de alto índice de assertividade podem ser colocadas em prática rapidamente, o que não apenas traz resultados consistentes em menor tempo, como também em um período interessante. 

Afinal, é possível investir em uma campanha de marketing que busque o fortalecimento da marca, onde o efeito desejado não é imediato, e sim a longo prazo. 

Nesse sentido, há ainda outro elemento fundamental para o sucesso da publicidade de um consultório: conquistar o paciente ideal. 

E o marketing digital possui características que ajudam no alcance desse objetivo. 

Quer conhecer algumas das principais dicas do marketing digital para atrair o público-alvo do seu negócio? Então siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o assunto. 


Os benefícios do uso do marketing digital


Promover o tratamento hormonal masculino da sua clínica pode ser uma chance de atrair mais pacientes e conseguir assim promover o seu estabelecimento de modo mais simples e eficaz.

Nesse sentido, o marketing digital pode contribuir com a divulgação da sua clínica e trazer uma série de benefícios em paralelo, tais como:

  • Alcançar o público de modo assertivo;

  • Ter resultados exponenciais;

  • Trabalhar o reconhecimento da marca;

  • Aumentar a visibilidade na internet;

  • Entre outras vantagens.

Se um dos objetivos do seu consultório de microagulhamento no rosto é encontrar o cliente ideal, o marketing digital pode auxiliá-lo a alcançar o público de modo assertivo. 

Isso se deve a uma série de elementos que podem ser inseridos nos seus anúncios e no trabalho no site da empresa, atraindo o público-alvo mais facilmente. 

Dessa maneira, os resultados são cada vez mais consistentes, o que contribui para o sucesso do consultório na internet e para o investimento constante em marketing digital.

Ao mesmo tempo, uma campanha de publicidade pode ser importante para o brand awareness, ou seja, a consciência e o reconhecimento da sua marca pelos clientes.

Esse pode ser um elemento fundamental para um especialista fígado, que certamente terá a sua formação devidamente valorizada pelos pacientes que procuram um profissional qualificado e que possa atender às suas necessidades. 

Também vale citar que o marketing digital contribui positivamente para aumentar a visibilidade de uma clínica na internet, tanto por meio do seu site quanto das redes sociais, ou de outras plataformas do setor. 

Assim, o número de pessoas impactadas por um anúncio ou mesmo pela divulgação de um conteúdo produzido pelo seu consultório será muito maior e mais benéfico para a empresa. 


Dicas práticas de marketing digital para clínicas e consultórios


Um estabelecimento especializado em pilates solo que deseja alcançar os seus pacientes ideais deve, sem dúvida, apostar nas mais diversas ferramentas oferecidas pelo marketing digital.

Algumas delas podem ser facilmente aplicadas, enquanto outras trazem resultados de modo gradativo, sendo um trabalho mais consistente e duradouro. 

Conhecer as principais pode ser fundamental para o sucesso da sua campanha. Veja-as a seguir.


1. Uso de Inbound Marketing


O Inbound Marketing, que também é conhecido como marketing de atração, tem como objetivo atrair e encantar o público-alvo de uma empresa ao buscar um contato mais próximo com os pacientes, fugindo do marketing convencional. 

Isso quer dizer que se antes a publicidade era apenas uma maneira de impactar as pessoas com a divulgação de anúncios, hoje essa atração é feita com conteúdos de qualidade, que encantem o cliente que está buscando por um preenchimento de olheiras, por exemplo.

Assim, se uma paciente quer entender os benefícios do procedimento, ela poderá acessar o blog da sua clínica e entender como ele funciona e o que ela pode esperar como resultado, o que poderá trazer mais retornos do que visualizar um simples anúncio na internet. 

Por isso, o Inbound Marketing é visto como uma estratégia eficaz para conquistar o cliente ideal, já que é na divulgação de um conteúdo relevante que o público saberá do seu consultório e poderá recorrer aos seus serviços.


2. Aplicação de técnicas de SEO


As técnicas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization - SEO) são essenciais dentro de uma estratégia inteligente de marketing digital. 

O SEO é composto de diversos elementos que buscam deixar o seu site muito mais organizado e intuitivo, no sentido de permitir uma experiência descomplicada, que ajudará o paciente a encontrar o que ele precisa. 

Tudo isso tem um efeito importante nas avaliações feitas pelos mecanismos de busca, como o Google, já que eles investem cada vez mais em oferecer uma resposta assertiva para os seus usuários. 

Assim, entre as principais técnicas estão o uso de palavras-chave como “aparelho de ultrassom industrial”, a escolha de boas imagens, a seleção de títulos atrativos, o carregamento rápido da página e o formato responsivo do site. 

O uso de palavras-chave, por exemplo, pode ser fundamental para que o cliente encontre a plataforma nos resultados de pesquisa, de modo que escolher as que fazem mais sentido para o seu segmento é parte integrante do processo para atrair visitantes para o site. 

Do mesmo modo, boas imagens podem ser determinantes para que o paciente veja como funciona um procedimento do seu consultório, e os títulos chamativos são capazes de atrair a atenção dos visitantes para a leitura do conteúdo. 

O carregamento rápido e o formato responsivo são essenciais para uma boa experiência na sua página, garantindo que o acesso por dispositivos móveis seja cada vez mais fácil e adequado.

Por isso, quando um paciente ideal da clínica busca pelos serviços oferecidos por ela, o marketing digital certamente ajudará com que ele encontre o seu site e possa fazer contato para agendar um horário. 


3. Investimento em anúncios patrocinados


O investimento em anúncios patrocinados, também chamados de “ads”, permite que o número de pessoas procurando por uma consulta dermatologista particular consigam encontrar o seu consultório mais facilmente na internet. 

Isso ocorre porque esses anúncios podem ser segmentados, sendo exibidos para pessoas com o perfil dos seus pacientes ideais. 

Ou seja, eles podem ter a faixa etária do público-alvo do seu negócio, a escolaridade, os interesses ou sejam do mesmo gênero, por exemplo.

Essa configuração permite maior assertividade no impulsionamento do consultório, para que ele seja encontrado por pacientes que possam realmente se interessar pelo que está sendo oferecido no anúncio. 

O ads pode ser feito nos buscadores e nas redes sociais, o que permite um impacto ainda maior, levando em consideração o grande número de acessos dos usuários dessas plataformas diariamente.


4. Uso de landing pages


As famosas páginas de conversão são ótimas ferramentas do marketing digital, ajudando a clínica a ter melhores resultados de acordo com os objetivos de publicidade do estabelecimento.

Pode ser que o site do consultório seja bem completo e disponibilize uma quantidade de informações bastante grande. 

Caso o foco seja promover um curso de nutrição, por exemplo, uma landing page pode auxiliar nessa campanha específica de divulgação. 

Assim, nessa página, podem ser disponibilizados conteúdos totalmente voltados para a publicidade do curso, com materiais desenvolvidos para chamar a atenção do público e gerar engajamento nessa ação específica. 

Isso pode ser essencial, por exemplo, se a formação tiver sido pensada para atrair profissionais da área, conquistando, assim, a atenção do público ideal dessa formação. 


Considerações finais


Atrair os pacientes de modo assertivo pode ser um desafio para a grande maioria dos consultórios e clínicas, justamente por que o marketing digital oferece várias ferramentas que trazem bons resultados, mas que devem ser utilizadas adequadamente. 

Nesse sentido, é fundamental contar com o suporte de um software e de um planejamento desenvolvido especialmente para o estabelecimento, levando em consideração as especificidades do negócio.

Isso pode ser importante para que todo o processo de publicidade e de divulgação ocorram da maneira mais eficaz e produtiva possível, trazendo diversos benefícios para o consultório. 

Sendo assim, é indispensável aplicar as dicas mencionadas neste conteúdo, que poderão contribuir de significativo para a clínica, trazendo os pacientes ideais do seu negócio e aumentando os resultados de maneira positiva para o estabelecimento.