"Ser sustentável é conseguir prover as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras em garantir suas próprias necessidades." Esse é o conceito de sustentabilidade, fruto de estudo encomendado pela ONU sobre o tema, há quase 30 anos. E o que essa conclusão da Organização das Nações Unidas tem a ver com o seu consultório ou com a sua clínica é o que vamos te mostrar agora.

Pare e analise por alguns segundos: quantas organizações ou instituições vêm à sua mente, que se encaixam no conceito apresentado?

Pois nós ficamos imensamente felizes em te informar que o Brasil é destaque em sustentabilidade quando o assunto é saúde. Você sabia?

Nosso país lidera o ranking de publicação de relatórios de sustentabilidade*, o que o destaca no cenário mundial e, ainda, o torna referência quando o assunto é comunicação com os demais envolvidos no ecossistema da saúde. Esses envolvidos são o que denominamos stakeholders: pessoas físicas ou jurídicas que exercem influência ou que têm interesses nas decisões de determinada empresa ou companhia; clínica, consultório ou hospital.

A comunicação com esses envolvidos também é parte essencial e integrante de todo o conceito de sustentabilidade. E com isso o Brasil se destaca.

Mas afinal, o que isso tem a ver com o seu consultório ou com a sua clínica?

Nós sabemos que todo esse destaque brasileiro é fruto não somente dos resultados de uma única instituição, mas sim, de toda uma unidade de instituições e organizações. Certo? E você, como profissional da saúde, faz parte desse ecossistema.

Sendo assim, colaborando com o todo, você colabora consigo próprio. E para começar, sugiro que você comece hoje mesmo a buscar outras instituições que já colaboram para esse sucesso. E então, uma vez em posse dessas informações, analise e coloque em prática os temas que são relevantes para a sua própria instituição.

Busque ferramentas que te auxiliem a medir as variáveis que você deve avaliar e alterar em sua clínica ou em seu consultório. Para isso o Shosp pode te auxiliar bastante; solicite o contato de um de nossos consultores.

Os resultados do seu esforço, indiscutivelmente, ajudam as próximas gerações. Mas, principalmente, essa atenção ajuda no seu próprio crescimento e também nas conquistas de sua clínica ou de seu consultório a partir de hoje.


*segundo o Global Reporting Initiative (GRI) - padrão internacional de publicações de relatórios.