O uso de um bom sistema para clínica é um dos principais meios para aumentar a produtividade e facilitar a rotina dos profissionais da saúde. Isso é possível porque o software especializado é desenvolvido com base nas necessidades da área, envolvendo aspectos como, atendimento e gestão financeira e administrativa.

Atualmente, há vários sistemas gerenciais no mercado, sendo importante saber escolher o mais adequado às necessidades específicas da sua clínica. Para isso, é preciso considerar alguns fatores essenciais, como segurança dos dados, usabilidade, entre outros.

Veja, a seguir, as vantagens que o investimento em software médico apresenta e como escolher um bom sistema para a clínica!


Quais são as vantagens que um software médico oferece?


As principais vantagens que um software médico oferece se referem à melhoria na gestão administrativa, otimização do sistema de agendamento e aumento na satisfação do paciente, conforme comentamos, a seguir.


Melhora na gestão administrativa da clínica


O atendimento de pacientes e o gerenciamento da rotina de uma clínica não é uma tarefa fácil, especialmente para os médicos gestores que visam a ampliação do seu negócio e o aumento de produtividade da equipe médica.

Nesse sentido, é importante contar com o auxílio de um software especializado, que apresenta capacidade para organizar o atendimento e os prontuários eletrônicos, ajudar no controle financeiro e entregar relatórios gerenciais, visando a melhoria nas tomadas de decisões.


Otimiza a organização de agendas


O agendamento online elimina erros na marcação de consultas, permite um melhor aproveitamento do tempo e evita filas na sala de espera. Tudo isso é possível porque um software médico permite o bloqueio de horários de acordo com as necessidades. Da mesma forma, as desistências e reagendamentos são efetuados de maneira rápida e eficiente, 24 horas, 7 dias por semana.


Ajuda a aumentar a satisfação dos pacientes


O sistema especializado também proporciona um diferencial competitivo para os negócios da área da saúde, já que ele promove organização e eficiência, aumentando a produtividade e melhorando a imagem da clínica junto aos seus pacientes.

Isso ocorre porque os ambientes que oferecem inovação e comodidade são mais bem-vistos pelos usuários dos serviços prestados. Dessa forma, há um aumento na identificação dos pacientes com a clínica e uma consequente fidelização.


Como escolher um bom sistema para clínica?


Para escolher um bom sistema é preciso considerar diversos aspectos que envolvem adequação, praticidade, segurança, suporte técnico, entre outros. Veja, a seguir, alguns dos principais fatores que devem ser observados, como o atendimento às demandas da clínica, facilidade na implementação e usabilidade.


Atender às demandas da clínica


É fundamental que o software seja adequado às necessidades da clínica. Nesse sentido, ele deve contar com todas as funcionalidades necessárias para o bom gerenciamento das rotinas de atendimento e administração. Para não errar, é importante fazer um levantamento prévio das necessidades, listando os aspectos essenciais.


Apresentar facilidade na implementação


O sistema deve ser intuitivo, tanto para os funcionários quanto para os pacientes que irão utilizá-lo para agendamento de consultas. O layout deve ser simples, não necessitando de treinamentos complexos. Nesse sentido, é importante considerar que quanto menos complexidade o software apresentar, mais dinâmico e eficaz ele será.


Ter boa performance de usabilidade


Uma boa performance da usabilidade de software é fator de contribuição para o aumento da produtividade, reduz custos com treinamentos e elimina a complexidade de diversos processos.

A avaliação da usabilidade de um software pode ser feita por meio de um teste funcional, de modo a verificar se ele cumpre as funções para as quais foi projetado.

Essa análise deve focar na experiência do usuário e na sua interação com o sistema. Esse método é conhecido como “teste de heurística”, que se fundamenta na resolução de problemas a partir de experiências práticas.

Como vimos, um sistema para clínica médica apresenta diversas vantagens, como a melhoria na gestão administrativa e aumento da satisfação dos pacientes. Entretanto, é importante considerar alguns aspectos importantes, como os que apontamos neste artigo, para escolher um software adequado às necessidades e preparar a sua clínica para a saúde digital.

Estas informações foram úteis? Para acompanhar as nossas postagens sobre software especializado, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!