Um grande desafio ao aumentar a margem de lucros de uma clínica ou consultório é conseguir manter a qualidade no atendimento ao paciente, mesmo quando alguns cortes de gastos são necessários.

Sendo assim, para aumentar essa margem, você precisa conhecer o equilíbrio entre gerar mais receita e diminuir gastos. E pensando nisso, preparei 6 dicas para você colocar em prática hoje mesmo e começar a aumentar seu faturamento. Confira!


1. Saia do papel para um prontuário eletrônico

Além de ser muito mais seguro, um prontuário eletrônico te dá muito mais agilidade no dia a dia. Fica mais fácil organizar e buscar informações, bem como rever dados armazenados nas fichas dos pacientes.

Fichas de papel podem sumir, estragar e se deteriorar com o tempo – e com elas as informações que lá estejam. Com um prontuário eletrônico essas informações ficam muito mais seguras, sem risco de acesso por pessoas não autorizadas.


2. Melhore a comunicação com seus colaboradores

Comunicação com Secretária

Manter sua linha de telefone ocupada para falar com seus colaboradores - mesmo que por pouco tempo - pode impedir que um paciente consiga entrar em contato para marcar uma consulta. E você com certeza não quer isso, não é mesmo?

Em tempos de redes sociais e mensagens instantâneas, um sistema que te dê a possibilidade de se comunicar com seus colaboradores de forma simples e rápida, sem o uso do telefone, irá aumentar bastante a produtividade de sua clínica.


3. Fidelize seu paciente

Todo mundo gosta de ser lembrado e de se sentir especial, mas confirmar todas as suas consultas pelo telefone pode te tomar um tempo muito precioso. Então, como se comunitar com ele?

Ligar para confirmar consultas é ótimo e se você já faz isso, parabéns! Porém, que tal uma alternativa ainda mais prática? Um alternativa que, além de confirmar consultas, ainda mande mensagens para seus pacientes no dia de seu aniversário, por exemplo?

Sistemas de gestão podem te ajudar a estar sempre em contato com seu paciente e sair na frente de todos os seus concorrentes.


4. Escolha a melhor para a sua realidade

Não adianta um software ter várias funcionalidades, se ele não é o que você precisa. Assim como não adianta ele ser super completo, se for difícil de usar.

O melhor sistema para clínicas é aquele que atende suas necessidades e economiza seu tempo. O sistema médico perfeito pra você deve, acima de tudo, ser intuitivo e oferecer suporte sempre que você precisar. 


5. Simplifique suas estratégias e tomadas de decisões

Relatórios gerenciais rápidos podem te ajudar muito a tomar uma decisão rápida. E você pode se organizar, por exemplo, em planilhas de Excel para depois gerar tais relatórios.

Além de arquivos em Excel, uma outra alternativa também são os sistemas para consultórios. Alguns deles podem organizar as informações pra você automaticamente e facilitar muito mesmo a sua rotina.


6. Dedique seu tempo ao que realmente importa

Priorize seu tempo

Se você administra sua própria clínica ou seu consultório, certamente sabe como essas atividades administrativas te tomam tempo, não é? Esse tempo muitas vezes poderia ser melhor aproveitado se você tivesse um auxílio diário.

Você não precisa fazer tudo sozinho - e nem deve. Delegue atividades que fogem à sua área de atuação para um profissional específico. Ou, se sua intenção é reduzir gastos, por exemplo, mais uma vez um sistema para clínica será o seu melhor amigo.