Embora muitos médicos já possuem o seu consultório, ou querem montar um, algumas práticas simples, são necessárias para otimizar e tornar o atendimento mais rentável. Você, médico, precisa ler esses conselhos da Utilidade do Dia:


Prescrição eletrônica



Para esta técnica é necessário um sistema de prontuário eletrônico. Este serviço é oferecido por clínicas de aluguel de consultórios ou em alguns sites específicos da internet. Este procedimento gera uma grande economia de tempo, principalmente quando se trata de receitas de medicamentos contínuos. Mesmo assim, ainda será necessário a assinatura e o carimbo com o CRM médico.


Discussões online



Médicos que participam de grupos e discussões online são mais procurados por seus serviços e facilmente encontrados pelos pacientes. Aqui, não se trata de propagandas, mas sim, de orientação sobre assuntos relacionados à sua especialidade. Vale tudo: entrevistas escritas: para revistas, jornais, blogs, sites; vídeos ou até palestras.


Interação online



Já foi descrito no post anterior a importância e o crescimento das telemedicina. Muitos hospitais, já utilizam esta técnica para interagir com os pacientes. Comece você também: crie um portal, no qual você consiga interagir com o seu paciente como: visualizar exames laboratoriais, agendamento de consultas, bem como as mudanças e espaço para dúvidas. Outra dica é montar o próprio site e divulgá-lo na internet. Se não tiver, crie um perfil nas redes sociais. Comunique com seus pacientes e dê orientações sobre a sua especialidade médica.


Prontuário eletrônico



O prontuário eletrônico gera uma economia de tempo e espaço, pois substitui gradativamente os papéis. Pelo prontuário eletrônico é possível ter em tempo hábil um histórico completo do paciente, bem como: as informações clínicas e laudos, e ainda: gerar guias TISS , atestados médicos, receitas e outros impressos.


Localização



A localização é um fator importante para otimizar e ampliar o número de atendimentos. Geralmente, os pacientes preferem lugares que sejam fáceis de serem encontrados, ou próximos a transportes públicos como: ônibus, metrô e trem. Portanto, de nada adianta você ter as últimas tecnologias, e a melhor infraestrutura se o ambiente não favorece a sua localização.


Horários flexíveis



Antes de ter o seu consultório, organize e administre a sua agenda. Não adianta você ter vários atendimentos, se você não consegue chegar a tempo para atender os seus pacientes. Isto só irá gerar insatisfação e perdas de clientes. Por isto, se você faz plantões em hospitais e quer ter o seu próprio consultório, prefira lugares onde você possa ter uma flexibilidade maior de horários.


Com o Shosp você pode ter tudo isso e muito mais, Veja como o Shosp pode ajudar a melhorar o atendimento ao paciente em sua clínica ou consultório