Humanização na saúde: sua clínica atende bem aos pacientes?
  • 19 Julho 2016

Nos tempos atuais de avanços tecnológicos, as interações humanas de todo tipo tem sido afetadas. Com a área médica não é diferente. Há um grande distanciamento em consultórios médicos, clínicas e hospitais, onde pacientes são apenas números e senhas, e as relações humanas tem ficado em segundo plano. Ao mesmo tempo, profissionais da área estão revendo estes conceitos e percebendo que a humanização na saúde é importante para que o paciente se sinta confortável com os serviços.

Como o atendimento pode favorecer a humanização na saúde?

Humanizar envolve dignidade e ética. A área de saúde é tudo sobre ética. É preciso comunicação para desenvolver um bom atendimento. Sem comunicação, a humanização não existe, e esta depende muito do uso do diálogo entre médicos e pacientes.

Na área médica, a capacidade de ouvir os pacientes é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento. Um atendimento humanizado possibilita a clínicas e profissionais de saúde colocar-se no lugar do paciente. Esta é uma das formas de prezar pela sua satisfação.

É preciso usar de empatia, levando em consideração possíveis problemas enfrentados pelos pacientes, as dificuldades e obstáculos que eles podem encontrar, com a finalidade de identificá-los e corrigi-los, cortando o que não for essencial. É preciso ter disposição de melhorar os processos de sua clínica, criando uma melhor experiência possível para aqueles que precisam dos seus serviços.

Existem diversas formas de humanizar o atendimento em clínicas, algumas delas são:

  • Agilizar os processos;
  • Reduzir de filas e tempo de espera;
  • Rapidez de entrega de exames;
  • Redução de erros de diagnósticos, entre outros.

Fazer uso da humanização na saúde, melhora inclusive o quadro clínico dos pacientes, visto que a parte emocional está intrinsecamente ligada a parte fisiológica. Cabe aos profissionais da área contribuir para que esta condição dos pacientes seja atingida na sua totalidade.

Mas o que mais favorece a satisfação do paciente é uma boa comunicação entre eles com as clínicas e médicos.

Alguns canais de comunicação que podem ser utilizados para melhorar a humanização na saúde:

  • Emails: São úteis para receber feedback de clientes, dúvidas, reclamações, sugestões e elogios. Através de emails é possível também enviar newsletters com dicas de saúde, pode melhorar o relacionamento e fidelizar pacientes.
  • Mídias sociais: Redes sociais como Facebook, Twitter entre outras, favorecem também os profissionais de saúde, pois mais pessoas usam a Internet para conhecer empresas, pesquisar sobre serviços e trocar informações.
  • Softwares de resultado online: É uma excelente opção para melhorar a comunicação entre pacientes e clínicas. Disponibilizar no site da empresa esta ferramenta, facilita ao médico e ao paciente ter acesso rápido a resultados de exames, o que traz satisfação para todos os que estão envolvidos.

Estar constantemente aperfeiçoando os seus processos e o atendimento visando uma boa comunicação e interação, cria um diferencial em qualquer empresa de saúde, além de conferir bem-estar para médicos, funcionários e para pacientes, trazendo os melhores resultados na questão da humanização na saúde.

E você, como tem usado a comunicação para conferir uma melhor humanização na sua clínica a fim de manter seus pacientes satisfeitos? Comente abaixo.