O dia 7 de setembro é um dos feriados mais esperados por toda a população no Brasil. Milhares de pessoas aproveitam para ir à praia, visitar amigos e familiares que moram em outras cidades, ou simplesmente curtir a folga do trabalho. Na televisão, ou nas principais ruas de todas as cidades é possível ainda acompanhar os famosos desfiles militares de 7 setembro, nos quais instituições, escolas, e empresas públicas e particulares também participam.

Comemorações de 7 de setembro

O feriado de 7 de setembro é comemorado em todo o Brasil, com desfiles militares e eventos especiais que relembram o momento histórico mais importante para o país: a independência. Mas não é somente este acontecimento que é lembrado em todo 7 de setembro.

No mesmo dia, também é lembrado o aniversário de morte de um dos mais importantes estudiosos e pesquisadores da área da saúde de toda a história recente, o Dr. Rodney Porter. Veja a seguir quem foi e qual é a importância do Dr. Rodney Porter para todo o mundo.

Quem foi o Dr. Rodney Porter?

Rodney Porter nasceu no ano de 1917, no dia 8 de outubro na Inglaterra. Formou-se como bacharel em ciências, mais especificamente Bioquímica, pela Universidade de Liverpool em 1939. Rodney Porter conquistou seu doutorado na Universidade de Cambridge, em 1948.

Ainda durante seu primeiro ano de doutorado, uniu-se à equipe do Instituto Nacional de Pesquisa Médica e mais tarde, à equipe do Saint Marry Hospital Medical School, na Universidade de Londres, como professor de Imunologia.

Professor e pesquisador, dedicou todos os anos de sua vida para assuntos voltados à medicina. Brilhante, conquistou diversos prêmios em toda sua carreira, inclusive o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, no ano de 1972. Além do Nobel, podemos citar os seguintes prêmios:

* Medalha Copley, em 1983

* Medalha Real, em 1973

* Prêmio Internacional Gairdner Foundation, em 1966

Durante toda sua vida, atuou dentro do ramo da pesquisa médica, principalmente a respeito dos anticorpos e por isso seu trabalho é tão referenciado, até hoje. Sem ele, provavelmente não teríamos acesso a tantas vacinas e outros métodos terapêuticos que protegem seres humanos e animais de doenças.

Além disso, o professor doutor Rodney Porter também serviu nas forças armadas. Durante a guerra, que ocorreu entre 1940 e 1946 tornou-se Major do exército inglês. Neste período, esteve presente na invasão da Argélia, da Itália e outros.

No dia 7 de setembro de 1985, quando tinha 67 anos, o Dr. Rodney Porter faleceu devido a um acidente de carro. Rodney Porter era casado e teve 5 filhos.

O trabalho de Rodney Porter e sua importância para a medicina

Rodney Porter ficou conhecido mundialmente pelas pesquisas a respeito do funcionamento dos anticorpos. Por isso, conquistou o Nobel em conjunto com o também pesquisador Gerald M. Edelmen, que possuía um trabalho na mesma área, porém totalmente independente.


Eles descobriram um componente químico, chamado imunoglobulina, que é o principal componente da gama globulina. Ou seja, a parte do sangue que, cheia de outros componentes químicos, é capaz de defender e proteger o organismo contra alguns germes e outros invasores que podem causar doenças.

Antes deles, ninguém havia chegado tão longe o assunto. E por isso, tanto Rodney PorteGerald M. Edelmen, são reconhecidos mundialmente como sendo de extrema importância para a o desenvolvimento da biologia molecular. Para muitos especialistas, Rodney Porter é o bioquímico mais importante de toda a história.

Todo este reconhecimento se deu porque, depois de ter recebido o Nobel, continuou na pesquisa. Ele estudou a fundo a estrutura dos anticorpos e foi capaz de compreender seu funcionamento de forma muito mais completa. Através de suas próprias investigações e experiências, Rodney Porter descobriu, entre outras coisas, que cada anticorpo era formado por 4 cadeias, que formavam uma estrutura em forma de Y. Em seguida, focou seus estudos no papel que cada anticorpo desempenhava dentro do organismo e pode compreender como nunca havia sido feito antes, como os anticorpos realmente funcionam dentro do corpo.

Estas descobertas feitas por Rodney Porter a respeito da estrutura, e principalmente a respeito das funções dos anticorpos, foram responsáveis por uma verdadeira reviravolta na medicina. Elas proporcionaram a possibilidade de combater doenças através de imunização e vacinas, que hoje em dia salvam milhares de vidas todos os dias, em todo o mundo.


Share: