O Shosp acredita que tudo que já é bom sempre pode melhorar, por isso nossas soluções de gestão, como nosso software para clínicas, estão sempre evoluindo. É esse pensamento que nos mantém em movimento, que nos aproxima dos nossos clientes e que levou a Clínica Doutor na Hora a alcançar um índice satisfação dos pacientes 20% acima da média do mercado, com a ajuda do Shosp. E hoje vamos lhe contar como isso aconteceu.


Veja os destaques deste estudo de caso:

  1. Quem é a Clínica Doutor na Hora

  2. Os gargalos na satisfação dos pacientes

  3. O Shosp e a experiência dos pacientes da clínica

  4. A jornada do paciente da Clínica Doutor na Hora

  5. Os principais recursos Shosp utilizados pela Clínica Doutor na Hora


1. Quem é a Clínica Doutor na Hora

No dia 12 de setembro de 2019 a Doutor na Hora organizou e realizou sua primeira edição do DNH Thinking, evento do qual o Shosp teve a oportunidade de participar como seu fornecedor de software para clínicas. O DNH Thinking foi um evento foi focado em como melhorar ainda mais a experiência dos pacientes da clínica, e nós voltaremos a falar dele daqui a pouco.

Primeiramente, deixem-nos apresentar a Clínica Doutor na Hora. Fundada em abril de 2017, ela é cliente do Shosp desde o seu dia zero. Isso porque desde antes da sua inauguração os seus sócios Caio Palhano, Lucas Palhano e dr. Igor Rodolfo iniciaram sua busca pelos parceiros-chave e fecharam a negociação com o Shosp - em fevereiro de 2017.

A clínica foi inaugurada com 25 médicos, com atendimentos apenas na unidade do Ponto de Cem Réis, em Campina Grande - PB. Em menos de dois anos da sua inauguração, em dezembro de 2018, eles abriram a sua segunda unidade de atendimento na Praça da Bandeira, também em Campina Grande, quando então já contavam com 80 médicos em seu corpo clínico - e hoje já são mais de 100 médicos.

Seja nos processos internos, no treinamento da equipe ou na adoção de novas tecnologias, a Doutor na Hora está constantemente se reinventando. E é esse o principal ponto que a consolidou como uma referência em gestão de clínicas em Campina Grande - e agora também junto a você e nossos leitores de outros estados também.


2. Os gargalos na satisfação dos pacientes 

Voltando ao DNH Thinking, por que falamos dele no início deste estudo de caso?

Porque ele foi um evento focado em como melhorar ainda mais a experiência dos pacientes, que trouxe para o centro da discussão o protagonista da clínica: o paciente. Isso mesmo, a Doutor na Hora convidou os próprios pacientes para discutir em conjunto quais os próximos passos que a clínica poderia dar para melhoria da sua experiência de atendimento

Para o Shosp foi uma experiência muito rica. Durante um dia inteiro, saímos da nossa rotina de software para clínicas e nos imergimos em uma conversa direta sobre os principais problemas e as possíveis soluções para melhorar a satisfação dos pacientes. Como agentes externos, além do Shosp e dos pacientes, participou também a Agência NeoPop Imaginária - que atuou como facilitadora durante todo o processo. E também contamos com a visão de agentes internos no evento, como a equipe de atendimento e de administração da clínica.

O DNH Thinking nos deixou muito contentes ao percebermos a atenção que a Clínica Doutor na Hora dá à satisfação dos pacientes. Afinal, toda melhoria lançada precisa ser validada por aqueles que serão atingidos por ela - pois somente assim é possível saber se a experiência do usuário foi mesmo melhorada ou não.

E por falar em melhorias…


3. O Shosp e a experiência dos pacientes da clínica

Em Julho de 2018, quando o Shosp lançou o primeiro Painel do mercado de software para clínicas, que chama o paciente pelo seu nome, a Clínica Doutor na Hora foi um beta tester e contribuiu com seus feedbacks e sugestões para melhorias desse recurso. Mais cedo, naquele mesmo ano de 2018, em Março, quando o Shosp havia sido novamente o primeiro software para clínicas a inovar no relacionamento com o paciente através dos recursos de marketing médico oferecidos pela nossa Fidelização de Pacientes, novamente a Clínica Doutor na Hora foi um beta tester e contribuiu para os ajustes finais da ferramenta.

E a cada inovação do Shosp é assim.

É exatamente essa busca incessante por melhorar o que já é bom que traz resultados como o crescimento da Clínica Doutor na Hora e o seu aumento da satisfação dos pacientes. E é exatamente essa busca que mantém o Shosp sempre inovando liderando o mercado de software para clínicas, em soluções que contribuem diretamente para um atendimento de excelência ao paciente.

O atendimento assistencial ao paciente, isto é, o atendimento de dentro dos consultórios, é (e deve ser) o foco das clínicas, pois esse é o core business dessas instituições. De qualquer forma, todo o processo que envolve o agendamento, o tempo de espera e o pós-atendimento dos pacientes também é um ponto crucial para o funcionamento da clínica enquanto negócio. Como, então, lidar com as duas demandas simultaneamente? Com a ajuda de um bom software para clínicas - e é nesse contexto que o caminho do Shosp acompanha o da Doutor na Hora desde 2017.


4. A jornada do paciente da Clínica Doutor na Hora

O Shosp cuida da captação dos pacientes da clínica, por meio de agendamento online que a Doutor na Hora disponibiliza em seu site. Integrado com as agendas médicas, o agendamento online da Doutor na Hora permite ao paciente pagar antecipadamente por seu atendimento, se assim desejar. Além disso, como o paciente tem fácil acesso às suas opções de horários, o agendamento se dá de maneira mais ágil - e sem a necessidade de utilizar o tempo de trabalho de um atendente da clínica.

No dia anterior a sua consulta, o Shosp dispara uma mensagem automática de confirmação de consulta. E de acordo com a resposta do paciente (positiva ou negativa) nosso sistema médico registra nas agendas médicas se o paciente virá ou não. Assim a equipe de agendamentos da clínica tem a possibilidade de preencher aquela vaga com um outro paciente que esteja cadastrado na fila de espera, também na sua conta do Shosp.

Chegando na clínica no dia de sua consulta, o paciente registra sua chegada no totem da recepção, que manda o aviso à recepção de acordo com a ordem de chegada dos pacientes - sem a necessidade de impressão de senha ou nada do tipo. Tudo acontece de maneira simples e tecnológica, agregando ainda mais valor à percepção que o paciente tem da clínica, antes mesmo de entrar para o atendimento no consultório.

Painéis na recepção chamam o nome do paciente, indicando-lhe seu próximo passo - ir à recepção, à sala de triagem, ou ao consultório do atendimento -, de acordo com a etapa em que o paciente se encontrar a cada instante. Toda a comunicação é personalizada, e o nome do paciente é chamado pelo painel, garantindo a humanização em todos os pontos de contato.

Após o atendimento, o paciente recebe uma pesquisa de satisfação automática, que indica para a Clínica Doutor na Hora os gargalos que precisam de atenção. Além da pesquisa de satisfação, mensagens de acompanhamento da conduta clínica são personalizadas e disparadas automaticamente de acordo com a periodicidade definida para cada caso. Com isso, a clínica aumenta sua taxa de retenção e reduz os custos de aquisição de novos pacientes.

E se você está ai se perguntando “mas como tudo isso funciona na prática?”, tenho a resposta que você procura:

Assista ao case completo da Clínica Doutor na Hora e veja como o Shosp os está ajudando a entregar um atendimento de excelência aos pacientes de Campina Grande.


5. Os principais recursos Shosp utilizados pela Clínica Doutor na Hora

A Clínica Doutor na Hora gerencia seu dia a dia, de ponta a ponta, com o Shosp. Assim, desde o agendamento do paciente até o acompanhamento pós-consulta, toda a comunicação é feita pelo sistema. Abaixo listamos os principais recursos Shosp que a clínica utiliza. E para conhecê-los, é só clicar nos nomes daqueles que quiser conferir:

  1. Agendamento Online, para a captação de pacientes

  2. Totem e Painel, para a automatização e modernização da recepção da clínica

  3. API de integração, para uma maior personalização do agendamento online, e para disponibilização do pagamento online

  4. Prontuário eletrônico, para a padronização dos atendimentos e para a análise da saúde populacional de seus pacientes

  5. Relatórios, de todas as formas e tipos, para a constante mensuração de seus resultados

  6. Confirmação automática de consultas, para a redução de faltas

  7. Pesquisa de Satisfação, pós consulta, para a identificação de gargalos no atendimento

  8. Fidelização de Pacientes, para o aumento da retenção e consequente redução no custo de aquisição de novos pacientes.


E você, também quer ver a história de sucesso da sua clínica contada para mais pessoas? Se você tem interesse em ser um case de sucesso do Shosp, clique aqui para falar com nossos consultores.
Adoraremos contar sua história aqui.


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