Um dos maiores objetivos de todo empreendedor é conseguir expandir seu negócio e vê-lo crescer. Porém, nem sempre todos estão preparados para esse momento e acabam ficando sem um planejamento adequado, que seja capaz de nutrir as novas necessidades, principalmente, as que dizem respeito ao atendimento de qualidade.

Se o número de pacientes em sua clínica está crescendo e você não quer perder em qualidade, esse artigo é para você. Continue com a leitura e confira a seguir algumas dicas que o ajudarão a manter um atendimento de qualidade!

Peça feedback aos seus pacientes para um atendimento de qualidade

Uma das melhores formas de conseguir oferecer um atendimento de qualidade é ouvindo o que os seus pacientes têm a dizer a respeito desse serviço. Dessa forma, é possível saber quais são suas principais preferências e em que aspectos a empresa tem falhado.

Ofereça alternativas

Quando o paciente procura o atendimento da clínica, seu objetivo é resolver alguma questão. Logo, oferecer uma resposta negativa pode gerar insatisfação. Portanto, em vez disso, o ideal é oferece alguma alternativa, caso sua situação não possa ser resolvida.

Por exemplo, se ele deseja marcar uma consulta em determinado dia ou horário, mas não há disponibilidade para isso, em vez de apenas dizer que não é possível realizar a marcação, ofereça outros dias ou horários semelhantes e dê a ele o poder de escolha. Isso faz toda diferença no atendimento.

Mantenha o nível de excelência

É muito comum encontrar lugares que oferecem altos níveis de excelência no primeiro atendimento, mas ficam aquém do esperado após o relacionamento estabelecido. Logo, crie um padrão de qualidade e faça com que ele seja cumprido em todos os atendimentos que forem realizados, independentemente de ser o primeiro ou o milésimo.

Seja simpático e empático com o seu paciente

Para manter um atendimento de qualidade, o ideal é sempre manter a empatia e a simpatia pelo paciente. A empatia ajuda a compreender melhor a situação em que o outro se encontra, buscando oferecer a melhor solução e a simpatia garante um atendimento cordial.

Mantenha o profissionalismo

Apesar de a simpatia ser indispensável para um bom atendimento, é preciso ter o cuidado de não cair na informalidade e tratar os pacientes como se fossem amigos. Alguns deles não se importam com um tratamento mais íntimo, porém, outros já preferem manter o tom profissional. Como não é possível traçar o perfil de todos que passam pelo atendimento, o ideal é manter o padrão que citamos acima.

Porém, por outro lado, o ideal é cuidar para que o atendimento não seja robotizado, como se o médico estivesse seguindo um roteiro. Isso pode transmitir a sensação de má vontade e falta de profissionalismo.

Utilize um software de gerenciamento de clínicas

Um software para gestão de clínicas, além de permitir o controle financeiro, prontuário eletrônico e a geração de relatórios gerenciais, proporciona a vantagem de controlar as agendas disponíveis para marcação de consultas.

Além disso, essa ferramenta permite maior organização dos horários e agilidade no atendimento. É possível diminuir o índice de faltas em consultas médicas através do envio de SMS com confirmação de horário para os pacientes.

O Shosp ainda permite um gerenciamento multi-clínica, onde é possível gerenciar várias unidades de atendimento em um único programa, sem custo adicional.

Manter um atendimento de qualidade é essencial para qualquer negócio, pois é através dele que os pacientes se sentem satisfeitos e motivados a retornar, além de contribuir com boas indicações. Portanto, vale a pena investir nessa área e aprimorar o serviço.

E você, quais as dificuldades que enfrenta no dia a dia de sua clínica/consultório? Aproveite para fazer agora mesmo um teste gratuito do software do Shosp e confira as vantagens que ele proporciona para a gestão de uma clínica e para o atendimento de qualidade!