Pacientes que faltam em consultas médicas: como eliminar esse problema?
  • 04 Maio 2016

Pacientes que não comparecem às consultas médicas marcadas acabam prejudicando tanto a si próprios, como também o consultório, o médico e outros pacientes que poderiam ocupar aquele horário que, por algum motivo, acabou ficando vago. Isso é mais frequente do que se imagina e é um dos maiores problemas nos consultórios médicos. Por isso, confira agora algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir ou até mesmo eliminar essas ocorrências.

1. Use a tecnologia para criar uma agenda organizada

Existem uma série de aplicativos de gestão capazes de facilitar a organização da agenda um consultório médico. Algumas ferramentas podem otimizar rotinas, evitando assim 'lapsos' como a marcação de duas consultas médicas no mesmo horário ou o espaçamento de um horário, por engano. Esses aplicativos, além de facilitar o contato com os pacientes, oferecem recursos que agilizam o trabalho e garantem a satisfação dos mesmos.

2. Seja atencioso ao marcar a consulta médica com o paciente

Algumas pessoas são um tanto desorganizadas e acabam marcando vários compromissos para um mesmo dia sem nem mesmo perceber. Por isso, oriente a secretária do consultório a ser um pouco mais atenciosa na hora de marcar a consulta: ao invés de simplesmente dizer um horário, peça que ela pergunte ao paciente se ele pode comparecer na data e horário determinados, por exemplo: “o sr.(a) já possui algum compromisso no dia x, às x horas?”. Essa pergunta gera um gatilho que estimula o paciente a verificar sua agenda e ter certeza se poderá ou não comparecer na data combinada.

3. No dia anterior, relembre o paciente da consulta marcada

Uma forma muito prática de evitar que o paciente acabe esquecendo da consulta é avisar a ele que a consulta está próxima, o que pode ser feito com um ou dois dias de antecedência. Para isso, você pode utilizar SMS, e-mail, um simples telefonema de confirmação, e até WhatsApp, recurso utilizado por alguns consultórios hoje em dia.

4. Estabeleça uma política de cancelamento no consultório

Peça para seus pacientes que, caso precisem desmarcar a consulta, o façam com pelo menos 24 horas de antecedência para uma possível reorganização da agenda. Informe ainda que, mesmo o cancelamento sendo feito em cima da hora, é muito importante que eles avisem, para que o médico possa adiantar o atendimento de algum outro paciente.

Alguns consultórios estabelecem que, caso o paciente não compareça sem aviso prévio, a consulta – ou um percentual dela – será cobrada mesmo assim, como forma de multa, isso é claro, em caso de clínicas conveniadas. Outros consultórios optam ainda por um sistema utilizado pelos hotéis na hora de reservar um quarto para o hóspede, que é solicitar o número do cartão de crédito para pré-autorizar a cobrança, uma medida nada fácil de ser colocada em prática, já que os pacientes não gostam de ver serviços médicos como algo comercial. Por isso, pense muito bem antes de utilizar essa tática.

5. Incentive o pagamento antecipado

Pense bem: se o paciente pagar antecipadamente pela consulta, dificilmente ele irá faltar, certo? O pagamento antecipado pode não ser uma prática muito atraente para muitos pacientes, por isso é preciso encontrar formas de incentivar o paciente a optar por ela. Oferecer descontos para o pagamento antecipado ou valores mais flexíveis, por exemplo, é uma forma de agradar seu paciente e estimulá-lo a optar pelo pagamento na marcação da consulta, evitando faltas e prejuízos.

E no seu consultório, seus pacientes têm faltado muito às consultas médicas? O que você faz para contornar esse problema? Compartilhe essa solução com seus amigos e conosco!