O avanço da tecnologia vem causando impacto em todos os setores da sociedade, e na área de saúde a coisa não muda de figura. Vemos, cada vez mais, laboratórios, farmácias, clínicas, consultórios e hospitais modernizando seus processos e melhorando seus serviços. Dentro dessa realidade, o prontuário eletrônico vem sendo amplamente debatido e utilizado.  

As suas vantagens já são bem claras: ele traz muito mais praticidade para o atendimento, agilizando o acesso aos históricos e aumentando a credibilidade junto ao paciente.

Quer conhecer esse sistema um pouco melhor? Então confira o post que preparamos com os principais benefícios do prontuário eletrônico:

Banco de dados de alta qualidade

Um dos principais benefícios do prontuário eletrônico é que ele admite a criação de um banco de dados de altíssima qualidade, que contribui para um controle muito superior das informações da clínica e dos pacientes. Isso permite oferecer mais praticidade no atendimento, além de um serviço mais completo e eficiente, pois essa ferramenta acaba sendo um verdadeiro sistema de gerenciamento da saúde dos clientes, possibilitando acompanhá-los com muito mais precisão ao longo de sua vida.

Fica tudo armazenado ali, em um mesmo local: história patológica pregressa, queixas principais, datas de consultas, resultados de exames e muito mais. Essa tendência mundial vem apresentando ótimos resultados e fazendo a diferença para muitos profissionais.

Interface intuitiva

Muitos sistemas e programas já foram utilizados para tentar agilizar o funcionamento de clínicas e consultórios, aumentando o nível de satisfação dos clientes, mas o fato é que eram complexos e exigiam especialização e treinamento. O prontuário eletrônico, por sua vez, segue o caminho oposto: apesar de muito útil, sua interface é intuitiva e amigável: com isso você tem a certeza de que todos os dados serão colocados no devido local e acessados com facilidade, independentemente do nível de instrução dos seus colaboradores.  

Integração com dispositivos móveis

A integração com dispositivos móveis é, certamente, um dos grandes benefícios do prontuário eletrônico. Isso confere uma agilidade incrível para o profissional de saúde, algo impensável até poucos anos atrás. Com a grande popularização de gadgets, como tablets, netbooks e especialmente smartphones, ter um sistema que se comunique com esses aparelhos é fundamental para um atendimento dinâmico e moderno.

Dessa maneira, o médico pode acessar todos os dados dos seus pacientes de forma remota, mesmo que esteja fora do consultório. Assim, mesmo em uma emergência ou urgência, todas as informações estarão rapidamente ali, a poucos toques na tela.   

Sustentabilidade

Além de todas as vantagens evidentes que o prontuário traz para o funcionamento da clínica, ainda podemos citar que ele é muito mais sustentável que o arquivamento tradicional de informações. Afinal, quando você adota esse sistema, extingue aquele bando de pilhas de papel, que muitas vezes sofrem deterioração e causam a perda de dados. Isso pega bem diante da sociedade, especialmente para um empreendimento de saúde, e também possibilita ocupar o espaço que você dispunha para os arquivos com outras coisas mais úteis para o funcionamento da empresa.

E então, entendeu melhor os benefícios do prontuário eletrônico? Se você gostou do conteúdo e quiser conferir outras dicas para deixar os seus pacientes satisfeitos, confira também esse artigo que preparamos sobre o tema!