Na rotina diária dos médicos, algo de suma importância que não pode ser esquecido ou negligenciado é justamente o uso de variados tipos de e-mail marketing como estratégia de fidelização de pacientes para o consultório ou clínica.

Esse serviço é de extrema relevância uma vez que é muito mais fácil fidelizar pacientes para que eles retornem ao consultório e para que sejam embaixadores da clínica médica do que conquistar novos clientes diante de uma concorrência cada dia mais acirrada.

Pensando nisso, selecionamos 5 tipos de e-mail marketing para fidelizar pacientes. Prossiga com a leitura e saiba mais!


1. Recorra aos variados tipos de e-mail marketing

 

O e-mail marketing pode e deve ser usado com as mais diversas funções dentro da clínica, já que se trata de uma ferramenta muito poderosa que vai ajudar na manutenção e no relacionamento com os pacientes, além de melhorar a experiência que eles têm no contato com o consultório.

Uma boa notícia é que esse recurso é bastante acessível do ponto de vista financeiro e o retorno do investimento tende a ser muito maior do que o valor gasto com a sua implementação.


2. Aposte no envio frequente da newsletter


O envio frequente de uma newsletter atrativa, com conteúdos técnicos e informativos, contribui para aumentar o engajamento dos pacientes com a clínica, faz com que eles se mantenham mais firmes nos tratamentos propostos e ainda contribui para diminuir as faltas e remarcações.

Além disso, a percepção deles em relação à clínica se torna mais favorável o que colabora com a construção de uma reputação sólida e forte no mercado.


3. Utilize para lembrar o retorno das consultas


Uma das vantagens do e-mail marketing é poder utilizá-lo com os mais variados objetivos, sendo um deles, a lembrança do retorno das consultas. Essa finalidade, é vital para que os pacientes não percam seus horários por terem simplesmente esquecido o dia ou a hora agendada.

Vale dizer que esse tipo de e-mail marketing costuma agradar em cheio os pacientes que encaram a função como um serviço a mais disponibilizado pelo médico.


4. Use o e-mail para parabenizar os aniversariantes


De modo geral, as pessoas gostam de ser lembradas e mimadas no dia do aniversário, não é mesmo? Da mesma forma os pacientes ficarão felizes se forem agraciados com uma mensagem personalizada nessa data.

Sendo assim, indicamos que a clínica faça um controle dos aniversariantes a fim de poder disparar essa versão de e-mail marketing para os pacientes. Para tanto, é necessário ficar atento aos cadastros de modo que eles sejam preenchidos por completo e possam oferecer todas as informações necessárias para essa segmentação de e-mails.


5. Aproveite para informar sobre os novos serviços


O e-mail marketing também deve ser usado para informar os pacientes sobre as novidades da clínica, sobre os novos serviços que passarão a ser oferecidos, sobre promoções e outros assuntos que possam ser do interesse deles.

Cabe ressaltar que, até mesmo, a aquisição de novos equipamentos à participação em congressos e eventos da área pode ser um tema interessante a ser compartilhado com os pacientes, uma vez que essas notícias transmitirão a ideia de que a clínica está em constante evolução.

Diante de tudo o que demonstramos, está mais que comprovada a importância de adotar na rotina da clínica o uso dos variados tipos de e-mail marketing a fim de estreitar a relação com os pacientes, mantê-los informados sobre as novidades e, assim, fidelizá-los. Além disso, vale a pena também contar com o uso de softwares que auxiliem neste processo.

Para que você possa continuar se informando a respeito das melhores práticas a serem empregadas na clínica, continue com a leitura e descubra de que forma o marketing médico ajuda a reduzir o número de faltas na clínica!