Saber como motivar equipe de trabalho é a chave para obter grandes resultados. Isso porque, com profissionais motivados, é possível atender melhor os pacientes, além de realizar as tarefas diárias com mais rapidez e qualidade. A questão é como fazer isso.

É preciso investir em diferentes práticas, desde a construção de um ambiente de trabalho que ofereça bem-estar até a implementação de novos canais de comunicação. Assim, resultados cada vez mais ambiciosos poderão ser alcançados, levando o negócio a um novo patamar.

Pensando nisso, separamos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vamos mostrar como motivar equipe da sua clínica, com dicas práticas e eficientes. Continue lendo o nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

Melhore o processo interno de comunicação

É importante que a clínica conte com canais que facilitem a comunicação, levando a mensagem do emissor ao receptor de forma fluida e completa. Com isso, é possível garantir o alinhamento de toda a equipe e, consequentemente, o engajamento dos seus integrantes.

Existem muitos canais que podem ser utilizados, como sistemas de gestão, murais de recados, intranet e aplicativos mobile. Também é importante que haja um comprometimento da liderança da clínica, disponibilizando-se a ouvir e dar feedbacks aos seus subordinados.

Ofereça treinamentos aos funcionários

Quando os trabalhadores estão treinados conseguem desempenhar as atividades diárias com maior maestria. Mas nem sempre é fácil definir o treinamento certo, afinal são muitas as possibilidades. Também é preciso definir o modal que será utilizado.

Para definir o treinamento, realize uma avaliação da equipe. Busque identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser desenvolvidos. Já no modal, é possível escolher capacitações dentro da clínica, a distância ou em cursos externos. O ideal pode variar de acordo com o orçamento disponível e o perfil dos colaboradores.

Estabeleça métodos de reconhecimento

Na clínica, não basta cobrar resultados cada vez melhores dos profissionais, também é preciso recompensá-los pelas conquistas. Ao fazer isso, é possível construir um forte senso de meritocracia, pelo qual todos são recompensados pelos resultados.

Existem diversos tipos de recompensa. Além das financeiras, tradicionalmente utilizadas, é possível trabalhar com algumas mais inovadoras. Como exemplo, é possível destacar: dia de folga, vaga exclusiva na garagem e quadro de funcionário do mês.

Otimize a qualidade de vida no trabalho

A clínica é um segundo lar para os profissionais, o lugar onde passam grande parte do seu dia. Por isso, é importante investir no bem-estar e na construção de melhor clima organizacional. Assim, os profissionais se sentirão mais importantes e valorizados.

Muitas coisas podem ser feitas nesse sentido. É possível destacar investimentos na ergonomia dos móveis, na pintura dos espaços de trabalho, no incentivo a atividades físicas, na alimentação mais saudável e no equilíbrio entre vida pessoal/profissional dos colaboradores.

Essas são as principais dicas. Ao aplicá-las, será possível manter toda a equipe motivada. Também é importante que o gestor seja o exemplo que deseja ver em seus subordinados, atuando diariamente com alto desempenho. Desse modo, conseguirá inspirar a todos.

Agora que sabe como motivar equipe, aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia o nosso post sobre como capacitar os colaboradores em uma clínica médica. Vamos lá!