O que você vai aprender neste estudo:

Como a Sensi Saúde se posiciona como coworking médico e consegue atender a médicos e pacientes com igual excelência e humanização no contato. Além disso, você verá como a clínica:

  1. Aumentou o controle sobre seus resultados.
  2.  Diminuiu em 66% os gastos com faturamento TISS.
  3.  Reduziu 80% o número de faltas de pacientes.
  4.  Eliminou 3 dias de trabalho de sua rotina.


O encontro com o Shosp

A resposta para uma busca por um software para gestão de clínicas que gerasse relatórios e números que embasassem as estratégias da clínica


O desafio da Clínica Sensi Saúde sempre foi ainda mais que o de clínicas com modelos de negócios tradicionais, pelo fato de ela trabalhar como um coworking médico.

"Coworking é a união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências.", segundo a Neoworking.

Ao trazer, então, o conceito de coworking para o universo médico, a Sensi Saúde passou a trabalhar com dois clientes finais diferentes: os próprios pacientes, e os médicos. Isto é, trabalho em dobro! O principal desafio da clínica sempre foi - e ainda é - prestar um serviço com alto valor agregado, realizando um atendimento personalizado com cada médico e cada paciente.

Sempre antenada à tecnologia, a Sensi já contava até então com um outro sistema para lhe auxiliar em sua gestão interna. Devido à dificuldade que encontravam nele para conseguir conseguir mensurar seus resultados, decidiram migrar para o Shosp.

Para atingirem seus objetivos e conseguir que tanto médicos e quantos paciente tenham sucesso, a razão Tempo de Clínica X Volume de Pacientes/dia de cada um dos médicos é um dado imprescindível para mensurar o desempenho da Sensi. E essa foi a primeira métrica que eles passaram a ter nos últimos três anos, com facilidade, a partir do Shosp.

Resultados de uma parceria de sucesso

1. 80% menos faltas


A Sensi utiliza o serviço de confirmação automática de consultas do Shosp, que consiste em enviar a todos os pacientes agendados um SMS solicitando a confirmação de presença em seu atendimento do dia seguinte.

Com a automatização do processo, as recepcionistas da Sensi veem em tempo real os pacientes que confirmaram ou desmarcaram seus horários. A partir disso, há tempo hábil para ligar para os pacientes que eventualmente não respondem SMS e preencherem as lacunas com pacientes da fila de espera. Assim, a Sensi reduziu em 80% as faltas dos pacientes às consultas - e consequentemente aumentaram sua produtividade.

A Sensi utiliza o serviço de confirmação automática de consultas do Shosp, que consiste em enviar a todos os pacientes agendados um SMS solicitando a confirmação de presença em seu atendimento do dia seguinte.

Com a automatização do processo, as recepcionistas da Sensi veem em tempo real os pacientes que confirmaram ou desmarcaram seus horários. A partir disso, há tempo hábil para ligar para os pacientes que eventualmente não respondem SMS e preencherem as lacunas com pacientes da fila de espera. Assim, a Sensi reduziu em 80% as faltas dos pacientes às consultas - e consequentemente aumentaram sua produtividade.

2. Redução de 3 dias de trabalho todos os meses

Quando tinham um volume médio de 300 guias TISS por dia, a equipe de faturamento da Sensi Saúde parava a cada 10 dias e fechava os lotes daquele período. A cada fechamento eram gastas aproximadamente 3 horas, conferindo guias e enviando-as para os convênios. Com o volume de atendimentos aumentando, a quantidade de guias diárias rapidamente aumentou muito, e logo os faturistas da Sensi já gastavam 10 horas a cada semana.

Usando faturamento TISS automatizado do Shosp, a Sensi passou a gastar apenas dois dias para todas as guias do mês inteiro. Isto é, ao invés de 40h mensais (10 a cada uma semana), agora levam apenas 2 dias - ou, 16 horas de trabalho.

3. 66% menos gastos com faturamento TISS

A Sensi economizou tempo de trabalho, e já dizia o conhecido ditado: “tempo é dinheiro”. Mas muito mais que o tempo de trabalho, a Clínica Sensi Saúde também economizou dinheiro diretamente, com o faturamento TISS do Shosp. Isso porque, a cada fechamento, de 10 em 10 dias, era necessário enviar guias físicas com transportadores popularmente conhecidos como “motoboys”.

Fechando uma única vez o faturamento e mandando os lotes de guias mensais também de uma vez, os transportadores passaram a ser chamados apenas 1 das 4 vezes em que eram solicitados antes. Considerando os diferentes lotes para diferentes convênios, a redução total nos gastos foi de 66%.

BÔNUS: Resultado mais palpável e mensurável

Deixado como última conquista nessa parceria, mas talvez a mais importante delas, temos os resultados da Sensi Saúde que passaram a ser mais palpáveis com o Shosp. Os agendamentos feitos, a produtividade de cada médico, os repasses realizados, as contas recebidas e as pagas… toda a movimentação da clínica está monitorada no Shosp, e através disso seus administradores facilmente conseguem medir seus resultados. Assim, sabendo como estão desempenhando, conseguem ajudar seus médicos a aumentarem seu volume de agendamentos diários, por exemplo.

A razão Tempo de Clínica X Volume de Pacientes/dia está agora a um clique de distância!


Com vocês, a Sensi Saúde!

“A Sensi Saúde sempre vem-se atualizando em todos os seus segmentos; acreditamos que a tecnologia não substitui o profissional da saúde, e que ambos podem trabalhar em perfeita harmonia. Devido a nossa ideologia, utilizamos o melhor sistema de clínicas, o Shosp.

Escolhemos esse sistema depois de meses de pesquisa, pois somos uma clínica com muitos médicos e precisamos oferecer a eles o que há de melhor no mercado. Somos uma empresa pioneira de locação de consultórios em Campinas, no estilo coworking médico, e estamos sempre atentos a todas as tecnologias no segmento de clínicas e de saúde.

Visando oferecer uma locação de consultório de alto padrão, utilizamos o nosso blog para postar campanhas sazonais - como Outubro Rosa e Dezembro Laranja -, e informações sobre diversos assuntos.

Disponibilizamos espaço em nosso site para todos os médicos da Sensi escreverem artigos e se divulgarem - como o dr. Aron Guimarães que escreveu sobre a Cirurgia de Catarata; o Dr. José Junqueira, cirurgião plástico de Londrina, sobre os esclarecimentos da vibrolipoaspiração; e artigos super referenciados como um sobre varizes escrito pelo Angiologista Dr. Noedir Lorencini.

A Clínica Sensi Saúde está em busca constante por melhoria, implementação e otimização de consultórios, e de atendimento ao médico, para que ele se preocupe apenas com atender bem o seu paciente, e o Shosp veio para solucionar todas as burocracias que existem nesse processo.

Nós da Clínica Sensi Saúde acreditamos que seremos um parceiro de longa data do Sistema Shosp.”

Márcio - Administrador da Sensi Saúde