Vivemos em uma era em que a grande maioria das pessoas está conectada à internet e, principalmente, às redes sociais. Isso faz com que elas se tornem um excelente meio de se aproximar e se relacionar com o público, desde que isso seja feito de forma adequada.

No artigo de hoje vamos falar da importância dessas ferramentas e oferecer 6 dicas sobre como conquistar pacientes nas redes sociais. Quer saber mais? Então continue conosco e confira agora mesmo!

Por que as mídias sociais são tão importantes no relacionamento com o seu público?

Por meio dessas redes, a sua empresa passa a ter uma oportunidade maior de conversar diretamente com quem usa seus produtos e serviços e ainda possibilita a essas pessoas um retorno mais rápido sobre as questões que são levantadas.

As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa de marketing de relacionamento, à medida que as empresas podem expor suas vantagens, apresentar propostas, tentar conquistar os pacientes e, principalmente, lidar diretamente com as reclamações que são feitas.

Lá, as pessoas sentem uma liberdade maior de expor suas descontentamentos — principalmente pela repercussão que essas opiniões podem gerar — e, se isso for bem administrado, é uma das formas mais eficazes de identificar os pontos fracos do negócio e criar soluções para resolvê-los.

Com isso, torna-se possível melhorar a comunicação com os pacientes e encontrar meios de identificar melhor suas necessidades e satisfazê-las, o que, por consequência, aumenta sua satisfação e as chances de conquistá-los.

Além de tudo isso, ainda vale lembrar que uma boa relação nas redes sociais pode fazer com que seu paciente se torne o principal multiplicador dos seus valores, compartilhando as ideias e atraindo um público cada vez maior.

Ou seja, além de poder usar esse recurso como meio de se aproximar das pessoas e atraí-las para o seu negócio, uma boa relação pode fazer com que elas se tornem o seu principal vendedor, otimizando os custos que se teria com a divulgação do negócio por meio de outras formas mais tradicionais.

Afinal, como é possível conquistar pacientes nas redes sociais?

Como dissemos inicialmente, é perfeitamente possível conquistar pacientes nas redes sociais, desde que isso seja feito da forma mais adequada. Nesse sentido, o cuidado é a palavra de ordem para realizar esse trabalho, tanto no tipo de conteúdo que é postado, quanto na qualidade das informações que são passadas.

Veja a lista de dicas que separamos para que você possa realizar esse trabalho com maior eficiência:

1. Escolha com cuidado a rede social que usará

Para ter uma presença forte nas redes sociais e começar a conquistar pacientes, é preciso desenvolver um trabalho extenso de relacionamento. Ainda assim, leva um certo tempo até que sua empresa consiga chamar a atenção das pessoas.

Para isso, é essencial escolher a opção certa para o seu negócio, de acordo com o público que se deseja alcançar, já que cada uma delas possui características distintas das outras. Sendo assim:

  • - Instagram: é uma rede social voltada para a publicação de fotos. É um excelente recurso para fazer com que as pessoas se tornem mais próximas e íntimas do seu negócio;
  • - Facebook: é a rede mais conhecida e possui a vantagem de conectar pessoas com diversos interesses. Por meio dela, é possível compartilhar fotos, vídeos, textos e ainda direcionar as pessoas para seu blog;
  • - Twitter: ele é utilizado para postar mensagens curtas e rápidas. É uma boa opção para postar notícias para um público mais jovem;
  • - Linkedin: é uma rede totalmente voltada para o lado profissional. É uma excelente ferramenta para criar redes de contato, compartilhar os valores da empresa, encontrar parceiros e investidores, por exemplo.
  • - Pinterest: também é utilizado para compartilhar fotos, porém os assuntos aqui são separados por painéis de interesse.

É possível escolher mais de uma rede social para conectar seu negócio aos pacientes, no entanto é válido lembrar que, para cada uma delas, é preciso adotar formatos diferentes de postagem, que estejam de acordo com aquele público específico.

2. Ofereça um conteúdo relevante para o seu público

O tipo de conteúdo que se escolhe publicar é crucial para conquistar e manter o seu público engajado com o seu negócio. Portanto, mais uma vez, é preciso lembrar da importância de entender o perfil desses pacientes, de forma a tornar a comunicação mais pessoal.

Esse cuidado com o conteúdo que é oferecido faz com que sua empresa se torne referência na área e que as pessoas confiem mais nas informações transmitidas e nos serviços que são oferecidos.

Outra forma de criar valor nas postagens é publicar artigos (pode ser do blog da empresa) que estejam relacionados com a área de atuação. No caso de clínicas médicas, por exemplo, pode-se oferecer dicas de alimentação, atividade física, qualidade de vida, entre outras coisas.

3. Interaja para conquistar pacientes nas redes sociais

A razão de ser das redes sociais é promover a interação entre as pessoas. É isso que mantém o relacionamento e faz com que elas postem, curtam páginas, compartilhem conteúdos e também é o que ajudará no engajamento com a sua página.

Ao fazer alguma postagem, certifique-se de acompanhar os comentários e as mensagens que são enviadas e respondê-los com a maior agilidade possível. Essa é uma forma de demonstrar que se presta atenção nos pacientes e que o objetivo é sempre prestar um bom atendimento.

Além disso, é possível usar algumas ferramentas para monitorar o que tem sido dito sobre o seu negócio, além de relatórios — como os do Facebook, por exemplo — que permitem acompanhar informações sobre o perfil do seu público, como idade, localização, horários de maior engajamento, entre outras coisas.

4. Use uma linguagem mais pessoal

É certo que as pessoas gostam de saber que se relacionam com outras pessoas e não com robôs. Sendo assim, conversar com o público de igual para igual, em vez daquele atendimento padronizado, faz com que o relacionamento se torne mais próximo.

Portanto, de acordo com o perfil da rede social que se utiliza, vale a pena adotar uma linguagem mais pessoal, ter bom humor, compartilhar conquistas e outros pontos que fazem com que as pessoas se sintam "amigas" do seu negócio.

Já no caso do LinkedIn, que é uma plataforma mais voltada para o aspecto institucional, é necessário ajustar a linguagem para o ambiente de negócios, garantindo maior credibilidade e transmitindo seriedade para as pessoas e outras empresas que estão na rede e acompanham o seu trabalho.

5. Escolha boas imagens

As publicações que possuem imagem chamam mais atenção do que as que possuem somente texto.

No entanto, a escolha de qual delas usar deve ser cuidadosa, já que fotos borradas, ou com baixa qualidade, por exemplo, podem passar uma impressão negativa para o público.

No caso de optar por fotos próprias, certifique-se de usar uma câmera de qualidade, aproveitar a iluminação adequadamente e garantir uma boa imagem.

Se escolher usar fotos da internet, vale lembrar que existem imagens gratuitas que podem ser usadas sem problemas com direitos autorais. Nesse caso, escolha aquelas que são mais atrativas.

6. Saiba lidar com as críticas

Como dissemos, as pessoas se sentem à vontade para expor seus descontentamentos nas redes sociais. Com isso, não espere que a sua empresa será isenta de críticas, que podem ser tanto positivas, quanto negativas.

Nesse sentido, é fundamental saber reagir a elas, de forma a evitar que a imagem do seu negócio fique prejudicada. Sendo assim, é preciso ter calma e responder de forma educada, ou simplesmente ignorar os comentários ofensivos.

Esse cuidado é importante, pois pode acontecer de que sua resposta seja mal interpretada e divulgada amplamente para outras pessoas, o que traz uma imagem negativa para seu negócio — muitas vezes associando ao fato de que não há respeito ou consideração pelas pessoas.

Aproveite as críticas positivas e encare como oportunidade de melhoria, usando-as para cobrir as falhas que mais causam insatisfação nos seus pacientes e, assim, tornar o seu atendimento cada vez mais aprimorado, garantindo que a satisfação deles esteja sempre em primeiro lugar.

É possível conquistar pacientes nas redes sociais e fazer com que elas se tornem grandes aliadas no trabalho de divulgação do seu negócio. Porém, é preciso sempre ter o cuidado de passar uma mensagem clara e evitar mal entendidos, que podem prejudicar seriamente todo o trabalho que é feito para conquistar as pessoas.

O que achou desse artigo? Quer contribuir com algum conselho que não foi abordado no texto? Aproveite os comentários para expressar suas opiniões e sugestões!