A falta de controle financeiro é um dos fatores que mais causam problemas administrativos em qualquer empresa e também na rotina de clínicas e consultórios médicos. O que se percebe normalmente é que a desorganização de informações nesse âmbito ocorre pela dificuldade de se registrar e manter tudo ordenado de uma maneira fácil e que efetivamente funcione.

Diante desse desafio, selecionei algumas dicas de atitudes e aplicativos para facilitar o controle das finanças no seu dia-a-dia. Confira!

Controle financeiro: as contas de entrada e saída de recursos

Manter todos os dados organizados é o primeiro passo para melhorar o controle financeiro de sua clínica ou consultório. O registro desses dados devem abranger as entradas e saídas de recursos, formando o fluxo de caixa. Essas informações reunidas resultam em relatórios para a tomada de decisão na empresa.

Mas para facilitar esse processo de registro e posterior geração de relatórios, a principal dica é adotar um software que simplifique esse controle, reunindo toda informação vital do negócio em um método fácil de ser trabalhado e acessado.

Conheça alguns aplicativos que facilitam o controle financeiro.

1 - Foco na administração financeira

A ContaAzul é uma empresa brasileira que fornece soluções de gestão financeira para pequenas e médias empresas de diversos setores. O aplicativo tem gerenciamento de estoques, fluxo de caixa e relatórios financeiros. O software funciona via internet, através de computação na nuvem.

Um dos planos de assinatura do serviço é voltado para profissionais autônomos, no valor de R$ 24,90 ao mês.

2 - Controle de finanças, vendas e estoque

O Tiny é um Sistema de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning, em inglês). O aplicativo funciona por meio da Cloud Computing, na qual as informações podem ser gerenciadas via internet.

O Tiny mantém as contas a pagar e a receber, os orçamentos de fornecedores, os pagamentos de comissões de vendas e outros dados financeiros em um único lugar, facilitando a administração de variados tipos de negócio. Além disso, o serviço possibilita a administração de compras e o controle de estoque.

O plano específico para profissionais liberais custa R$ 35,00 por mês.

3 - Aplicativo focado em clínicas e consultórios

O Shosp é um aplicativo desenvolvido especialmente para clínicas e consultórios que trabalha com base na computação na nuvem — em um modelo em que a clínica ou o consultório médico não precisam se preocupar com a infraestrutura técnica de informática.

Nessa sistemática, o acesso ao sistema é feito através da internet, facilitando o registro e o acesso aos dados de diferentes lugares e dispositivos. Esse aplicativo é desenvolvido especialmente para clínicas e consultórios. O Shosp gerencia toda a parte financeira, com recursos de registro de receitas e despesas, geração de fluxo de caixa e até mesmo o fornecimento de relatórios de recebimentos separados por plano de saúde.

Além desse módulo financeiro, o serviço ainda disponibiliza agendamento de consultas, prontuário eletrônico e gestão de pacientes. Outro item de destaque do Shosp é a possibilidade de automatizar o envio de SMS e e-mail para confirmar a consulta do paciente, reduzindo o número de faltas.

O aplicativo é acessível para vários portes de clínicas e consultórios, já que tem planos personalizados de acordo como o número de usuários do serviço. O mais interessante do Shosp é que é possível testar o software por 15 dias, sem compromisso nenhum. O cadastro não pede nem mesmo o número de um cartão de crédito, por exemplo.

Agora você já conhece ótimos aplicativos para gerenciar as informações financeiras de sua clínica ou consultório. Adote um desses serviços que mostrei para melhorar a gestão administrativa através de soluções fáceis de serem implementadas e mantidas.

Por fim, para entender ainda mais sobre controle financeiro, você pode conferir estas 7 dicas para organizar sua clínica e aumentar os lucros.

Manual para a gestão financeira da sua clínica ou consultório