Uma das grandes facilidades que a tecnologia trouxe para os diversos tipos de empreendimentos são as ferramentas de gestão para clínicas. Hoje, os programas especializados na gestão de clínicas são o caminho para centralizar e otimizar várias tarefas de médicos, dentistas, outros profissionais da área da saúde e suas secretárias e até mesmo melhorar o relacionamento com pacientes, uma vez que o atendimento humanizado nos estabelecimentos de saúde é uma tendência que todo profissional da área precisa estar de olho.

Além de serem fáceis de entender e operar, esses softwares também proporcionam grande economia em relação a recursos, segurança de dados e tempo. Afinal, tudo pode ser resolvido em um mesmo lugar, de forma rápida, prática e objetiva. É por esse motivo que muitos médicos ou gerentes de clínicas estão trocando velhos hábitos, como o agendamento de consultas em papel, pelos programas de gestão.

Investir nesses recursos oferece diversas vantagens para a sua clínica. Você sabe quais são elas? Se a sua respostas for não, não deixe de conferir a nossa lista, a seguir.

Quais são as principais vantagens das ferramentas de gestão para clínicas?

Fácil curva de aprendizagem

Um dos aspectos que mais assustam novos usuários desses softwares é o tempo que supostamente seria necessário para compreender, dominar e trabalhar com os recursos da ferramenta de forma segura e ágil. Felizmente, existem opções no mercado que são intuitivas o bastante para um aprendizado dinâmico, inclusive com tutoriais para o domínio dessas ferramentas.

Desse modo, o aprendizado para executar as tarefas e comandos do programa se torna algo fácil e rápido, bastando que os colaboradores que executarem essa função tenham noções básicas de informática.

Compartilhamento em nuvem

Essa é uma das maiores vantagens em utilizar uma ferramenta de gestão para clínicas. A tecnologia de Cloud Computing permite acessar salvar dados importantes de forma segura e acessível em uma rede privada, o que otimiza processos entre médicos e secretárias. Também gera uma boa economia de espaço para explorar outros recursos no consultório.

Além disso, o compartilhamento de informações em nuvem pode ser útil para quando o médico precisa sair da clínica para prestar atendimento em outro local, como um hospital ou centro cirúrgico, por exemplo. Isso ocorre porque, mesmo não estando em seu consultório, o médico poderá acessar prontuários de pacientes e outros documentos em qualquer computador ou dispositivo móvel, bastando estar conectado à internet.

Acesso mobile

Conforme comentado no tópico anterior, uma grande vantagem dos softwares de gestão é a possibilidade de acessar dados, como prontuários de pacientes, controle de finanças e agenda de consultas via smartphones ou tablets de qualquer lugar. Essas vantagens tornam a gestão ainda mais dinâmica e prática para todos os envolvidos.

Outro ponto importante, no que se refere ao acesso mobile, é a possibilidade de o médico solicitar, por essa plataforma, que a secretária ou outro colaborador da clínica faça alterações na agenda, lance entradas e saídas no fluxo de caixa, etc.

Menos gastos com ligações telefônicas

É bastante comum que,em clínicas médicas, as secretárias tenham o hábito de ligar para os pacientes para confirmar os horários de suas consultas, por exemplo.

Com um software de gestão, é possível que a confirmação das consultas seja feita de outras maneiras, como o envio de SMS aos pacientes. Uma boa alternativa para acabar ou diminuir consideravelmente os gastos abusivos das ligações telefônicas, não é mesmo?

Agilidade nos processos internos

Com um software de gestão, muitas atividades que demandam muito tempo para serem realizadas passam a ser feitas de forma muito mais rápida. É por isso que, ao utilizar esses programas, as clínicas ganham muito em gestão de tempo, podendo até mesmo reduzir o número de colaboradores necessários para a execução de atividades.

A seguir, listaremos algumas das principais atividades de gestão de clínicas que podem ser feitas com o auxílio de um software de gestão.

Em quais atividades um software de gestão de clínicas pode auxiliar?

Com as vantagens já abordadas, fica mais fácil compreender em quais tarefas os softwares auxiliam. E não são poucas as funções de um programa desse tipo. Confira!

Captação de insumos

Uma boa ferramenta de gestão para clínica oferece recursos interessantes para captação de insumos, desde cotação de produtos até negociações mais apuradas de produtos com fornecedores. Por ser uma plataforma centralizadora, é possível realizar os processos de forma muito mais dinâmica.

Fluxo de caixa

Os softwares de gestão também são muito úteis para que os gestores das clínicas tenham um melhor controle do fluxo de caixa do estabelecimento, uma vez que a entrada e saída de proventos é toda lançada no sistema, seja de valores pagos em consultas particulares ou os que são pagos pelos convênios com planos de saúde.

Prontuários online

É o principal recurso dessas ferramentas. Acabando totalmente com a necessidade de prontuários físicos, ele agiliza o processo entre médicos e secretárias graças ao cloud computing. Até mesmo os pacientes podem ter esse acompanhamento do prontuário via e-mail com os médicos, tornando os documentos físicos apenas opcionais.

Resultados de exames online

Para facilitar o acesso dos pacientes aos seus exames, é possível disponibilizá-los em nuvem para que as pessoas acessem os resultados em suas casas, sem ter a necessidade de se deslocarem até a clínica apenas para isso. Além disso, com os resultados online, é possível que o paciente mostre os seus exames para outros médicos ou profissionais da área da saúde, como especialistas em uma determinada área médica, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais que atuem no seu tratamento.

Gestão de finanças

De forma similar aos prontuários, é possível realizar no mesmo software a geração de recibos para pagamento de fornecedores, recibos de consultas, faturamento TISS, relatórios dos planos de saúde e quaisquer outras finanças relacionadas ao consultório. Tudo de forma bem discriminada.

Recursos mobile

Mais do que apenas acessar prontuários e recibos, os recursos mobile também podem transformar o aparelho em complementos para os equipamentos utilizados no consultório, o que pode ser ainda mais importante para áreas como dermatologia e ortopedia, por exemplo.

Esses são apenas alguns dos recursos que as ferramentas de gestão para clínicas oferecem. Como você viu, para conseguir uma boa sincronia entre médicos, funcionários e pacientes, vale a pena investir em softwares modernos! Que tal apostar nessa nova funcionalidade para a sua clínica? Assim você não ficará para trás e poderá até mesmo estar a um passo a frente da concorrência!

E você, gostou do conteúdo sobre ferramentas de gestão para clínicas? Quer receber outras informações para otimizar ainda mais os processos da sua clínica ou consultório? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo! Temos certeza de que você gostará daquilo que vai receber.