Há muitos profissionais da saúde que ainda não conhecem os benefícios da tecnologia em seus processos de trabalho. E por esse desconhecimento, muitos deles sentem que não há espaço para mudanças e inovações - sendo que, na realidade, elas facilitam em muito a rotina de um consultório ou de uma clínica.

Pensando nisso, se você tiver conhecimento sobre tais inovações antes de seus colegas de profissão, você pode conseguir uma vantagem competitiva bem interessante para se estabeler e criar autoridade para seu consultório ou sua clínica. Em outras palvras, você sai na frente!

Os constantes avanços tecnológicos criam um potencial enorme para a inovação. Estando a par desses avanços, você muito mais que seguir tendência consegue criar as suas próprias — a tecnologia vai fazer toda a diferença na sua vida profissional e pessoal!

A tecnologia está aqui para lhe auxiliar a aproveitar de todo o seu potencial.

Para lhe dar um pouco mais de informações sobre o tema, no artigo de hoje preparei alguns exemplos de inovação em saúde para você se inspirar. 

Entenda como é possível ser médico e inovador ao mesmo tempo!

Agendas digital

As velhas agendas de papel ocupam muito espaço e são muito fáceis de serem perdidas; não são práticas. Além disso, elas não lhe dão possibilidade de backup de suas informações, são pouco ecológicas, e nem mesmo te dão um alerta para que você e seus pacientes relembrem dos seus compromissos.

Já as agendas digitais possuem diversas vantagens como:

  • O bloqueio de dias e horários em que você não puder atender, evitando assim erros de marcação;
  • Análise facilitada de estatísticas dos seus atendimentos por mês ou outros períodos;
  • Acessibilidade e segurança, com seus horários a salvo e disponíveis na tela do seu computador ou celular.

Prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico é ótimo para otimizar armazenar as informações sobre os seus pacientes. A Agência Nacional de Saúde (ANS) em conjunto com a SBIS criaram uma cartilha de normas e regras para os sistemas de prontuários eletrônico. É por isso que, escolhendo uma empresa séria, você ganha muito mais segurança do que armazenando as fichas de seus pacientes em papel. Os principais benefícios do prontuário eletrônico que você pode encontrar são:

  • Acesso fácil ao histórico de atendimentos do paciente;
  • Impressão de atestados, solicitações de exames e receituários;
  • Consulta rápida ao CID-10 sem mudança a plataforma;
  • Monitoramento de cartão de vacinas;
  • Armazenamento de qualquer informação importante sobre a saúde do paciente;

O prontuário eletrônico é seguro, simples e, além disso, contribui para acabar com as tarefas burocráticas do seu consultório.

Diferentes meios de comunicação com o paciente

Criar uma relação de respeito mútuo, sólida e de credibilidade com os pacientes é um dos principais pilares para o seu sucesso — dessa forma, sempre que ele precisar, recorrerá a você e aos seus serviços.

Demonstre interesse pela evolução de seu paciente, ao longo do tratamento. Mais do que durante o momento das consultas, dentro do consultório, seu paciente se sente muito especial recebendo um "olá" de vez em quando.

Se umas duas semanas após uma consulta ou procedimento, por exemplo, seu paciente receber uma mensagem sua pergutando como ele está, isso o fará se sentir muito especial. E um paciente que se sente especial, que se sente importante, não tem porque buscar outro profissional.

Aqui mais uma vez a tecnologia está a seu favor. Existem também softwares que enviam mensagens SMS e e-mails para o paciente, de relacionamento, de parabenização pelo aniversário e de lembrete de consulta, evitando faltas.

A tecnologia pode melhorar a gestão das suas finanças

Alguns profissionais da saúde acabam evitando qualquer medida que envolva a gestão financeira efetiva da sua clínica ou consultório. No entanto, sem ela, o seu consultório poderá fracassar rapidamente, pois o dinheiro que entra pode não ser suficiente para as suas despesas.

Você tem diversas ferramentas para controlar suas finanças com a ajuda da tecnologia. Em alguns softwares de gestão você poderá cadastrar as contas que você tem a pagar e a receber, controlar o movimento do caixa e da sua conta bancária e organizar os valores de cada procedimento de acordo com o plano de saúde de cada paciente. 

Para ser inovador, um médico, um dentista ou uma psicóloga não poderão ter receio de buscar constantemente novas ferramentas para otimizar os seus processos de trabalho. Sempre que uma nova tecnologia digital surgir, reflita se há alguma forma de utilizar ela a seu favor. Assim, você sempre atrairá pacientes novos e fidelizará os antigos!

Quer saber como aplicar novos processos inovadores e eficientes em seu consultório? Entre em contato com a Shosp e conheça todos as soluções que oferecemos para a sua clínica ou consultório!

Se você tiver sugestão de temas para nossos próximos artigos, deixe seu comentário aqui embaixo.