Mais do que um bom atendimento, um dos fatores que mais atraem e mantém novos pacientes no consultório é a aparência do ambiente.

Ainda que você tenha um gosto clássico e goste da maneira como os consultórios eram há décadas atrás, modernizar uma clínica médica pode ser a saída ideal para ampliar seu negócio.

Nesse contexto, é preciso considerar tanto os aspectos decorativos como tecnológicos. No post de hoje, mostraremos do que você precisa para ter um consultório moderno e de olho no futuro. Confira!


Por que modernizar uma clínica médica?

Para começar, uma mudança estrutural no consultório não é algo que influencia simplesmente a estética do ambiente. Muitas vezes, modernizar uma clínica médica é fundamental para atender uma demanda maior de clientes ou tornar o ambiente mais satisfatório para aqueles que já costumam frequentá-lo.

Antes de alegar que você não possui orçamento para realizar mudanças em sua clínica, considere as principais razões para atualizá-la:

Rearranjo/troca de móveis e equipamentos

É necessário quando os móveis existentes não atendem mais a demanda dos pacientes em termos de espaço e comodidade. O mesmo se aplica aos equipamentos investidos pelo médico, que expandem ainda mais as opções de exames e consultas.

Atualizações na Gestão

Refere-se às formas de organizar prontuários, consultas, exames, etc. Pode não parecer, mas uma boa atualização para sistemas modernos de gestão de clínicas ajuda — e muito — na organização de outros aspectos físicos do consultório.

Sintonia com o mercado

Manter-se sintonizado com as mudanças exteriores à clínica quanto a decoração, criar um local de trabalho mais acolhedor tanto para funcionários como clientes ou simplesmente repaginar o ambiente: todo fator que leva em consideração expandir a clínica e trazer benefícios para ambos os lados é positivo para seu investimento.


Como modernizar uma clínica médica

Falar sobre as necessidades de modernizar uma clínica médica é fácil, mas como colocar essas mudanças em prática? Veja por onde começar:

Móveis

Por vezes, uma simples reorganização dos móveis é suficiente para atender as demandas de estrutura. Mas quando isso não for possível, considere escolher móveis mais modernos: modelos compactos ou mais fáceis de se organizar no ambiente.

Para não fazer compras equivocadas para o atendimento nas salas e ambientes de espera dos pacientes, considere a estrutura do próprio consultório.

Decoração

Está diretamente relacionada aos tipos de pacientes que você receberá no consultório. Por padrão, sempre considera-se temas mais limpos para pisos e paredes, de cores claras ou sóbrias — o que não está errado.

De acordo com os pacientes que irá receber, considere decorações específicas ou mesmo itens específicos, como brinquedos seguros para crianças no caso de uma clínica pediátrica, por exemplo.

Sistemas de Gestão

Principal fator modernizador de um escritório, a adoção de softwares sistemas de gestão de clínicas traz inúmeras vantagens não apenas a nível estrutural, mas também para a otimização de tempo. Pense nos móveis-arquivos que você pode dispensar ao adotar um sistema de gestão que salva tudo na nuvem, por exemplo.

Além de facilitar a vida de pacientes, secretárias e dos próprios médicos com a agilidade nos processos, ao escolher um bom sistema de gestão de clínicas você elimina o risco de perda de informações importantes, como horários e dados de pacientes.

Gostou das nossas dicas? Como você pretende modernizar uma clínica médica? Conte pra gente aqui nos comentários!