A modernização dos processos das clínicas médicas veio para ajudar a tornar os atendimentos e as rotinas melhores e mais eficientes. Uma das ferramentas mais utilizadas e que traz melhores resultados é o prontuário eletrônico.

Útil e prático, ele é essencial para seu consultório e deve ser implementado hoje mesmo. Continue a leitura e veja porque utilizar o prontuário eletrônico do paciente é importante e funcional para clínicas, hospitais ou consultórios!

O prontuário eletrônico do paciente economiza espaço de arquivo

Enquanto fichas ocupam móveis de arquivos, consumindo espaço útil da sua clínica médica, o prontuário eletrônico do paciente não ocupa espaço físico. Principalmente em tempos nos quais as salas comerciais começam a ficar menores ou a terem um valor de locação mais elevado, economizar com áreas livres é algo desejável.

Além disso é mais sustentável, economizando o gasto com papel e também ajudando na proteção do meio ambiente.

Ele ajuda a manter um backup mais organizado de informações

O prontuário eletrônico de pacientes permite que você possa recuperar as informações de forma mais organizada. Se, por exemplo, a clínica for mudar de local, não é preciso levar diversas caixas, correndo o risco de perder alguns ao extraviar algo da mudança.

Com um software específico para clínica médica é possível ter o backup de informações online, de forma a poder acessá-lo em qualquer lugar a qualquer momento. Isso possibilita ajudar um paciente em alguma situação de emergência, entre outros casos em que se torne necessário acessar informações à distância.

Permite maior facilidade para encontrar e registrar informações

Precisa encontrar as informações de algum paciente? Simples, basta pesquisar o nome dele no sistema. No mesmo instante, elas serão encontradas e estarão totalmente acessíveis na tela do computador.

Já no sistema de fichas em papel é preciso separar uma a uma no início do expediente e deixá-las organizadas de acordo com a agenda, o que consome um tempo maior da rotina diária.

Também facilita o registro de informação, já que o tempo de digitação é mais rápido do que o de anotações à mão. Além disso, em caso de erro, é mais fácil de consertar.

Ajuda a otimizar a organização da clínica

No final do dia, outra rotina: separar todos os envelopes e guardá-los em ordem no arquivo. Após um dia cansativo, seu atendente poderá, até mesmo, cometer o erro de colocar alguma em um local diferente.

Além disso, os diversos papéis em cima da mesa do médico, com as informações dos pacientes anteriores, dão um ar desorganizado e podem ser um incômodo durante o atendimento.

O prontuário eletrônico do paciente permite uma melhor organização, já que não é preciso recolher nada no final do dia, bem como evita o acúmulo de fichas na mesa.

Auxilia no pós-atendimento

Com um acesso mais fácil ao prontuário, é possível ter um pós-atendimento mais eficiente. Principalmente em especializações — nas quais há a necessidade de acompanhamento constante do paciente (como a psiquiatria e a pediatria) —, ter agilidade e eficiência nesse momento é essencial.

Além desse fator, um atendimento personalizado após a consulta é uma forma de fidelizar o paciente, mantendo-o satisfeito, acolhido e permitindo um tratamento mais eficiente e seguro, independentemente das razões que o levaram até a clínica.

Percebe a importância de ter um prontuário eletrônico do paciente em seu consultório? Ele pode ajudar você em diversos pontos do seu trabalho. Caso você tenha alguma dúvida, ou queira saber mais sobre essa ferramenta, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com nosso atendimento. Ficaremos felizes em ajudar!


Share: