A competitividade no segmento da saúde aumentou a demanda pela utilização de novas tecnologias, como o software na nuvem. Esse modelo digital contribui para a eficácia na gestão de clínicas e ganha, a cada dia, mais espaço no mercado por oferecer vários benefícios aos usuários finais.

Segundo estudos da BSA (Business Software Alliance), o Brasil saltou do 22º lugar em 2016, para o 18º em 2018 no ranking de "Desempenho Global sobre Computação em Nuvem".

Dada a relevância do assunto, elaboramos este artigo para um melhor entendimento sobre o conceito desse software e as vantagens que oferece para os consultórios médicos. Acompanhe o texto para saber mais!

Como funciona o software na nuvem

Também conhecido por sua denominação em inglês, Cloud Computing, refere-se à capacidade de executar processos e acessar documentos por meio da internet, sem a necessidade de instalação de programas ou de download de arquivos diretamente no computador.

O software em nuvem pode ser adquirido em três tipos de infraestrutura, como:

  • IaaS (Infrastructure as a Service) ou Infra Estrutura como Serviço — modelo de negócio altamente personalizável para uso interno;
  • PaaS (Platform as a Service) ou Plataforma como Serviço — o usuário paga pelo uso de uma plataforma personalizada com softwares pré-instalados para serviços sob demanda e gerenciados por terceiros;
  • SaaS (Software as a Service) ou Software como um Serviço — um dos mais utilizados da área e contratado por assinatura.

Por se tratar de um modelo direcionado ao licenciamento de softwares, o SaaS tornou-se popular rapidamente e devido à demanda, conseguiu reduzir os custos do uso de ferramentas e obter acesso a updates e novas funções com agilidade.

Além disso, as equipes tornaram-se mais móveis, com capacidade de atendimento a um número amplo de pacientes, oferecendo inúmeras vantagens, como podemos verificar a seguir.

Vantagens para as clínicas médicas

O investimento na computação em nuvem traz várias vantagens para as clínicas médicas. A redução de custos, a segurança e a agilidade são alguns dos principais aspectos. A seguir, detalhamos esses e outros benefícios.

Redução de custos

Antes da chegada do software na nuvem, as empresas dependiam da implementação de Data Centers e da aquisição de licenças para a otimização dos processos internos.

Atualmente, este tipo de tecnologia não necessita de instalação nem do pagamento de licenças, uma vez que são de responsabilidade do servidor na nuvem. Além disso, não há a necessidade de contratar planos de internet específicos que pesam no custo de acesso com banda larga.

Segurança

Com o software em nuvem, os arquivos ficam hospedados em um servidor externo e online, sendo praticamente nula a probabilidade de invasão por vírus ou perda de dados. A preservação das informações é garantida por padrões internacionais de segurança, como a criptografia avançada, a ISSO e a SSL.

Mobilidade

As mudanças no mundo do trabalho exigem grande mobilidade para atender funcionários que atuam em casa ou passam longos períodos longe do escritório. A computação em nuvem facilita esse processo, já que depende apenas de um dispositivo, como PC, tablet ou smartphone com acesso à internet.

Agilidade

Nos sistemas tradicionais, as atualizações dos softwares exigiam o suporte de uma equipe de TI com atendimento individual e local. Esse formato demandava tempo e alto custo.

O software na nuvem permite que todos os colaboradores da clínica tenham acesso rápido às funcionalidades, atualizadas automaticamente. Essa economia libera verbas que podem ser aproveitadas em outras áreas ou para a aquisição de novas ferramentas.

Praticidade

Além de servir localmente, o software pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa praticidade permite que todos os integrantes de uma equipe consultem ou trabalhem os dados registrados sem a necessidade de estarem fisicamente no ambiente do trabalho.

Como foi possível verificar, a utilização de um software na nuvem é a melhor opção para os consultórios médicos. O Shosp proporciona todos os benefícios comentados, com o grande diferencial de ser especializado em gestão de clínicas, sendo eficaz para atender às necessidades de otimização dos processos e reduzir custos.

E a sua clínica, precisa de um software especializado? Então, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens que oferecemos!