As novas tecnologias já estão presentes em todas as áreas — especialmente na medicina, proporcionando às clínicas o oferecimento de serviços mais eficientes e um atendimento de mais qualidade aos pacientes.

E a comunidade científica segue sempre estudando para isso, desenvolvendo novos programas, equipamentos para exames, entre outros itens que fazem a diferença em um estabelecimento na área da saúde. Então, quer saber como utilizar essas novas tecnologias para deixar a sua clínica ainda mais moderna? Acompanhe nosso post e descubra!

Telemedicina

A telemedicina, ou medicina a distância, é uma prática que tem se potencializado nos últimos anos graças a ferramentas tecnológicas voltadas aos tratamentos e avaliações on-line.

Por meio de programas de computador e aplicativos para trocas de mensagens, os médicos podem acompanhar resultados de exames de seus pacientes mesmo estando bem longe, além de ouvir relatos de sintomas, fazer diagnósticos e orientar o uso de medicações.

O prontuário eletrônico é um exemplo de tecnologia da telemedicina: por meio de um smartphone ou tablet, o médico pode acessar as informações de seus pacientes quando estiver em viagens, por exemplo, ou fora do consultório.

Telerradiologia

Uma ramificação da telemedicina, a telerradiologia é a atividade que permite, também por meio on-line, aos médicos fazer o laudo de exames radiológicos sem a presença de um especialista nessa área na clínica.

Dessa forma, logo que são finalizados na clínica os testes já podem ser enviados para que sejam laudados em outros locais, não mais dependendo da presença de um radiologista por ali.

Home Care

Os médicos que atendem na modalidade home care são aqueles que vão até as casas de seus pacientes para fazer consultas, monitoramento de tratamentos e a administração de medicamentos. Tal prática é excelente para garantir o conforto dos pacientes, sobretudo os acamados ou com dificuldades de locomoção — e a tecnologia também já auxilia nesse sentido.

Hoje são diversos os aplicativos regulamentados para oferecer esse serviço, em que os pacientes podem solicitar as visitas de um profissional, dentre os cadastrados. Funciona, basicamente, como o Uber ou apps de tele entrega de alimentos, por exemplo.

Chip para avaliar a pressão intracraniana

A avaliação da pressão intracraniana tradicional é um procedimento bastante incômodo e invasivo, pois exige que cortes sejam feitos na cabeça do paciente. Mas uma nova tecnologia tem mudado essa realidade.

Já foi desenvolvido um chip que, quando colocado em contato com o paciente, consegue fazer a medição da pressão intracraniana sem a necessidade de se realizar nenhum tipo de corte. Sem dúvida, algo revolucionário!

Software de gestão

Por fim, vale ressaltar os softwares de gestão, que têm transformado as atividades burocráticas das clínicas médica, automatizando processos como os de agendamento de consultas e faturamento.

Além disso, esse tipo de programa também é excelente para aprimorar as estratégias de comunicação com os pacientes e garantir o uso do prontuário eletrônico, que facilita a localização dos dados das pessoas antes da consulta e dispensa o uso de grandes arquivos e fichários!

Enfim, como vimos até aqui, as novas tecnologias estão facilitando muito o trabalho dos médicos em todos os setores — diminuindo, inclusive, a burocrática e permitindo que seja dada mais atenção aos pacientes, que usufruirão de uma clínica muito mais moderna. Ou seja, todos têm a ganhar!

E então, gostou do post? Quer saber ainda mais sobre como as ferramentas tecnológicas podem ser úteis para a sua clínica? Entre em contato conosco e tire todas as duas dúvidas!


Novas tecnologias para clínicas Deixe a sua mais moderna