A versão para negócios do mensageiro eletrônico mais popular da atualidade vem sendo utilizada por muitas clínicas e consultórios. O objetivo é otimizar o tempo e melhorar a comunicação com os pacientes por meio da tecnologia do WhatsApp Business.

Esse aplicativo oferece uma série de vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração antes da adoção da ferramenta. Para que você saiba quais são elas, listamos todas em tópicos.

Vantagens do WhatsApp Business para clínicas e consultórios

O uso do WhatsApp Business traz diversas vantagens para os estabelecimentos médicos. Ele não só melhora o atendimento dos pacientes, como também contribui para a fidelização. Veja!

Agilidade

Com o WhatsApp Business a comunicação é rápida e prática. Por meio da internet, os pacientes podem entrar em contato para marcar consultas, solicitar informações etc. Tudo isso com muita agilidade.

Baixo custo

Não é preciso fazer nenhum grande investimento para utilizar o WhatsApp Business em estabelecimentos médicos. Basta que você tenha um smartphone, baixe o aplicativo gratuitamente e crie uma conta voltada para negócios.

Facilidade para entrar em contato com os pacientes

Assim como as pessoas têm mais facilidade para entrar em contato com a clínica, o inverso também ocorre. Isso quer dizer que as secretárias poderão enviar mensagens aos pacientes caso ocorra alguma mudança em agendamentos, por exemplo. Isso também diminui os valores gastos com telefone na clínica ou consultório.

Aumento da fidelização de pacientes

A boa comunicação faz com que os pacientes se sintam valorizados pelo estabelecimento de saúde e voltem a marcar consultas em outras oportunidades. Além disso, terão o número da clínica salvo em seus contatos e poderão enviar mensagens sempre que for necessário.

Desvantagens do WhatsApp Business para clínicas e consultórios

Apesar de serem poucas, o WhatsApp Business também apresenta desvantagens ao ser utilizado por clínicas e consultórios. Saiba quais são elas.

Invasão de privacidade

Alguns indivíduos podem pensar que estão tendo a privacidade invadida quando você envia mensagens para os seus celulares. Isso geralmente acontece com pessoas mais velhas e que estão pouco habituadas com a comunicação digital.

Demanda por consulta online

Os pacientes podem tentar fazer consultas online, ou seja, descrever sintomas e propor ao médico que receite alguma medicação ou tratamento a distância.

Isso não é permitido pelo Conselho Federal de Medicina! Nesses casos, os pacientes precisam ser orientados para que entendam que não é possível utilizar o WhatsApp Business para essa finalidade.

Incompreensão do horário de funcionamento da clínica

Outro problema que o uso do WhatsApp pode trazer para as clínicas e consultórios é a incompreensão do horário de funcionamento do estabelecimento. Alguns pacientes podem enviar mensagens de madrugada, por exemplo.

Para resolver essa questão, uma boa alternativa é criar uma mensagem automática informando o horário de atendimento da clínica.

Como você pôde perceber, as vantagens do uso de WhatsApp Business na clínica ou consultório são mais impactantes que as desvantagens, que geralmente têm solução. Por isso, o uso do app vale a pena.

Gostou do artigo? Então, continue conosco e leia o material que fala sobre a importância de uma agenda médica bem organizada!

Share: