Confira agora 6 práticas para conseguir a satisfação do paciente
  • 18 Junho 2018

Conquistar a satisfação do paciente é algo buscado por qualquer consultório ou clínica médica. Afinal, os pacientes satisfeitos, após o término de um tratamento, podem retornar em consultas de rotina, bem como indicar o local para seus familiares e amigos.

Esses fatores são primordiais para que uma clínica obtenha sucesso e também mantenha a lucratividade sempre em alta. Mas, para que a satisfação dos pacientes seja sempre garantida, algumas boas práticas precisam ser colocadas em ação. Listamos as principais nos tópicos a seguir. Acompanhe!

1. Aposte nos diferenciais

Para que a sua clínica seja sempre lembrada, ela precisa ir além do básico e oferecer diferenciais para os seus pacientes. Exemplo disso são as mensagens de texto no formato SMS, que podem ser enviadas aos pacientes para confirmar os horários de consultas agendadas, por exemplo.

Outro ponto importante que pode ser desenvolvido é ter canais de comunicação bem estruturados, como sites e blogs com dicas e informações interessantes, como um artigo sobre formas de se prevenir de doenças.

2. Forneça um ambiente aconchegante

Na maioria dos casos as pessoas que procuram um médico não estão bem de saúde, por isso podem estar sentido dores, tonturas, entre outros tipos de mal-estar. Dentro desse contexto, todo o conforto deve ser disponibilizado para amenizar situações desagradáveis.

Um ambiente aconchegante, como uma sala de espera com poltronas ou sofás confortáveis, artigos para o entretenimento como revistas atuais e acesso a internet Wi-Fi, bem como a disponibilização de bebedouros de água e sanitários sempre limpos e arrumados é o mínimo que se pode oferecer para garantir a satisfação dos pacientes.

3. Transmita confiança

O médico e demais profissionais da clínica precisam passar confiança para os pacientes, agindo sempre de forma segura para que as pessoas entendam que estão em boas mãos e passando por um tratamento de qualidade.

Quando o médico não passa confiança, pode fazer com que o paciente se sinta inseguro e busque por outros profissionais da saúde.

4. Facilite o acesso e contato do paciente

É importante que o paciente encontre facilidade de contato quando for preciso tirar alguma dúvida, remarcar uma consulta etc. Por isso, o acesso precisa ser sempre facilitado.

A ideia é que além do contato telefônico, o paciente também possa se comunicar com a clínica por meio de mensagens SMS, redes sociais, mensageiros eletrônicos como o WhatsApp etc.

5. Torne os processos mais rápidos e ágeis

As pessoas não gostam de ficar esperando muito tempo na sala de espera, ou mesmo ter que esperar meses para marcar uma consulta com um especialista, por exemplo.

Dessa forma, os processos devem ser mais rápidos e ágeis, e isso pode ser conquistado com o uso de ferramentas tecnológicas como o agendamento eletrônico de consultas, o uso de prontuário eletrônico, entre outras.

6. Tenha um software de gestão para clínicas

Um software de gestão garante que todas as atividades da clínica sejam otimizadas em um mesmo local, de modo que todo o trabalho burocrático será centralizado e feito de forma automatizada. Isso permite que os médicos e demais profissionais da clínica possam ter tempo de pensar mais estrategicamente nos processos.

Se você seguir essas dicas práticas, será mais fácil conseguir conquistar a satisfação do paciente, o que aumentará a lucratividade do seu estabelecimento. Isso tudo é muito importante para que você conquiste melhores resultados.

Quer continuar aprendendo? Nós temos uma dica: leia o nosso artigo sobre o que não pode faltar em uma clínica de atendimento à terceira idade. Ele traz informações muito relevantes para conquistar também esse público.


Satisfação do Paciente