Adotar a tecnologia se tornou algo fundamental nos mais diversos segmentos do mercado. Os profissionais do setor de saúde, embora um pouco mais conservadores, já estão se rendendo a alguns dispositivos para criar um diferencial competitivo. Dentro desse contexto, conhecer as principais vantagens do prontuário eletrônico de pacientes é essencial.

Essa ferramenta pode ser de grande valia para o sucesso de um consultório ou de uma clínica e permite não apenas um atendimento mais preciso, como também muito mais facilidade de comunicação entre a equipe e até com outras especialidades. Confira alguns dos benefícios que você pode experimentar com essa escolha:

1. Acesso ao histórico dos pacientes

Uma das principais vantagens do prontuário eletrônico de pacientes é que ele vira um verdadeiro banco de dados de alta qualidade para o profissional de saúde e os seus funcionários. Você pode, por exemplo, criar um histórico bastante preciso da sua clientela e ter acesso a ele sempre que você quiser.

Dessa maneira, você ganha não apenas mais agilidade no dia a dia, mas também pode proporcionar um serviço mais completo, pois o programa acaba se tornando uma estratégia de trabalho. Ficam armazenadas ali informações como a história pregressa do paciente, os procedimentos feitos, datas de consultas antigas, resultados dos exames e muito mais.

2. Redução do risco de erros

Outra das principais vantagens do prontuário eletrônico de pacientes é que ele reduz muito o risco de erros e falhas em praticamente todas as áreas da clínica. Como um dos seus pontos fortes é a melhoria da comunicação interna do empreendimento, tudo passa a ser informado dinamicamente, em tempo real.

Dessa maneira, tudo fica mais simples, até mesmo para eventuais atendimentos fora do próprio consultório, por exemplo. A integração com dispositivos móveis também é um importante benefício, pois a sua equipe pode informá-lo de alguma mudança de planos, cancelamentos ou uma emergência.

3. Facilidade de utilização

A facilidade de utilização também é uma das principais vantagens do prontuário eletrônico de pacientes. Muita gente desiste de usar essa ferramenta por achar que elas são muito complicadas e demandam muito tempo de aprendizado, algo que é bastante complicado para profissionais da área médica.

No entanto, isso é um tremendo erro, especialmente quando pensamos na adoção de um sistema como esse. A interface é bastante intuitiva e amigável para os usuários, o que dá a certeza de que os dados e informações estarão centralizados em apenas um lugar, com grande acessibilidade para você e sua equipe.

4. Atendimento mais dinâmico

Por fim, a adoção de um prontuário eletrônico também permite um atendimento mais dinâmico, o que é muito importante para que você tenha mais qualidade na sua vida pessoal ou para quem está apostando no crescimento da clínica. A integração com os dispositivos móveis, por exemplo, traz muito mais praticidade.

As consultas também passam a ser mais modernas, pois o profissional pode acessar todas as informações dos seus pacientes até de maneira remota, ainda que esteja a muitos quilômetros do computador. Dessa forma, mesmo em uma emergência, todos os detalhes estarão rapidamente acessíveis, a poucos toques da tela.

Essas são as principais vantagens do prontuário eletrônico de pacientes! Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário aqui no blog!