A publicidade na área de saúde era considerada um tabu pelos profissionais do meio. No entanto, as empresas médicas perceberam que quem não divulgar com competências os seus serviços terá mais dificuldades para conquistar o sucesso desejado.

Diante desse contexto, aprender sobre marketing para clínicas é fundamental! Existem diversas maneiras eficientes de fazer propaganda dentro dos padrões estabelecidos pelo conselho e, ainda assim, conquistar cada vez mais a admiração, a simpatia e a fidelidade dos pacientes.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira nossas dicas a seguir:

1. Use o código de ética como referência

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing para clínicas é conhecer o código de ética da profissão e utilizá-lo como referência para criar boas ações e campanhas de divulgação.

O órgão, responsável por regulamentar e fiscalizar a profissão médica, estabelece algumas normas rígidas nesse aspecto. Ele determina, por exemplo, que não se deve fazer propagandas sensacionalistas ou que possam confundir e constranger os pacientes.

Por outro lado, ele estimula a divulgação de conteúdo acadêmico e de informações que possam ajudar a população. Conhecendo melhor as regras, você evita problemas e acerta na estratégia.

2. Monte um bom website

O website oficial da clínica é uma espécie de endereço virtual que ajuda a trazer mais segurança para os pacientes. Por isso mesmo, ele precisa ser caprichado e ter o design de acordo com a comunicação visual proposta para a clínica.  

As cores devem ser sóbrias e, de preferência, remetendo ao ambiente do consultório. Todas as páginas devem contar o número do CRM dos profissionais, as formas de contato e o horário de funcionamento diário.

3. Tenha um blog de saúde

Um blog sobre a área de saúde pode ser uma excelente maneira de unir tecnologia e informação para os seus pacientes. Ao escrever conteúdo relevantes, você ajuda a disseminar conhecimento da área médica — ao mesmo tempo em que gera credibilidade para o seu estabelecimento.

Muitos profissionais, nas mais diversas áreas de atuação, já apostam nessa estratégia. Capriche nos posts, use uma linguagem clara e não se esqueça de garantir a periodicidade das suas publicações.  

4. Aposte no poder das redes sociais

As redes sociais são parte integrante da vida de muita gente — e também podem ser uma boa forma de marketing para clínicas médicas. Você pode, por exemplo, criar uma fanpage da empresa do Facebook e aproveitar o espaço para compartilhar textos de saúde e fotos do ambiente.

O LinkedIn é outra oportunidade de ganhar mais credibilidade e de fazer contatos profissionais. Já o Instagram está em vasto crescimento no Brasil, e pode servir para ações mais lúdicas — como vídeos informativos para os pacientes.

5. Ofereça um bom atendimento

Não adianta apostar em diversas estratégias de marketing se o atendimento não for de excelência. Lembre-se que a propaganda boca a boca é uma das armas mais poderosas em qualquer negócio, e os seus pacientes podem ajudar muito no crescimento da clínica.

Treine bem os funcionários e tenha paciência para responder a todas as perguntas e questionamentos sem pressa. Aposte também na recepção, pois é ali que seu público passa boa parte do tempo. Ar condicionado e água gelada, por exemplo, são fundamentais.

E agora, pronto para fazer um bom marketing para clínicas? Gostou do conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e discuta com seus colegas!

Share: