Às vezes pode até não parecer, mas encontrar um bom equilíbrio entre qualidade de atendimento, satisfação dos pacientes e aumento do crescimento da clínica não é algo simples.

Além dos clientes associarem o crescimento a algo ruim, é preciso se atentar para alguns detalhes antes de dar passos maiores.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas dicas que vão incentivar o crescimento do consultório sem prejudicar o rendimento atual. Continue a leitura e descubra como a sua clínica pode crescer de forma saudável!

7 dicas para aumentar o crescimento da clínica sem diminuir a qualidade

1. Aumente a capacitação da equipe de tempos em tempos

Uma clínica bem-sucedida depende não apenas de bons médicos, mas de toda a sua equipe de funcionários, que pode incluir tanto secretárias como faxineiros, enfermeiros e outros tipos de profissionais.

Mantenha-os atualizados quanto às novas tendências e suas capacitações profissionais, para que todos entreguem o melhor serviço possível.

2. Incentive o bom relacionamento com os pacientes

Saber o que os seus pacientes precisam, mais do que um bom atendimento, é uma das melhores formas de aumentar o crescimento da clínica.

Pesquisas de satisfação, captação de informações e relacionamentos através de canais virtuais e físicos, tratá-los com o respeito e a atenção que merecem facilitam o crescimento do consultório. Isso é benéfico para todos.

3.  Crie um planejamento estratégico bem elaborado

Pensando economicamente, um planejamento estratégico visa o crescimento da clínica como empresa.

Trace planos para pequeno, médio e longo prazo, de acordo com as previsões e objetivos dos associados, e trabalhe com tais objetivos em mente. Mas seja realista com as próprias metas, para que os resultados sejam alcançáveis e bem-sucedidos.

4. Otimize a gestão da clínica

Investir em sistemas de gestão de clínicas que poupem tempo e dinheiro ajuda muito no crescimento da clínica.

Eles facilitam tanto os processos regulares do consultório (prontuários, marcação de consultas, finanças, comunicação entre médicos e secretárias) como economizam em espaço físico.

Investir em um software moderno é bem mais acessível do que imagina e traz grandes benefícios.

5. Organize bem o ambiente do consultório

De forma similar aos softwares de gestão de clínicas, adaptar o ambiente do consultório à quantidade de pacientes que recebe diariamente, seja através da reorganização de móveis, seja pela aquisição de novos modelos, é essencial para o crescimento.

Se o planejamento for adequado, é possível pensar, inclusive, na locação de consultório maior.

6. Mantenha tudo de acordo com o plano original

Um dos aspectos em que muitos pacientes reparam quando veem a clínica em crescimento é se os valores que o cativaram em primeiro lugar se mantêm.

Se os associados mantiverem a qualidade no atendimento e trouxerem opções que ajudem no acolhimento de novos pacientes, qualquer crescimento será bem-visto por eles.

7. Organize os seus recursos

Todo processo de crescimento envolve gestão de recursos e finanças. Esse aspecto deve estar dentro do seu planejamento estratégico no que diz respeito a prazos e cumprimento de metas.

Quando falamos sobre ser realista, trata-se justamente de manter essa organização de acordo com as suas finanças. Muitas vezes, sua meta principal pode ser garantir um faturamento estável antes de pensar em qualquer crescimento.

Pronto para aumentar o crescimento da clínica? Então assine nossa newsletter! Temos ainda mais novidades e ideias que podem deixar o seu consultório mais especial e chamativo para novos pacientes!


Share: