Você já ouviu falar em automação de serviços na área da saúde? Por mais que alguns médicos ou gestores de clínicas e hospitais pensem que essa realidade ainda é distante, ela já está presente em muitos processos dos principais estabelecimentos de saúde.

O que acontece é que muitas vezes as pessoas não relacionam imediatamente os processos de automação com as ações que já são realizadas na clínica.

Um exemplo prático e muito simples é o agendamento de consultas via internet, quando o paciente acessa o site do consultório, visualiza as datas e horários disponíveis e faz a sua marcação automaticamente, sem ter que ligar ou ir pessoalmente à clínica para falar com um secretário.

Para que você entenda mais sobre a automação de serviços na área da saúde, trouxemos alguns exemplos e também vantagens de adotar essa sistemática na sua clínica ou consultório.

Prontuário eletrônico

Antigamente era comum que os médicos precisassem ter grandes arquivos em seus consultórios, com muitas pastas para organizar os prontuários de seus pacientes. Hoje em dia, com o prontuário eletrônico, isso não é mais necessário.

De modo rápido, prático e automatizado, bastando o acesso à internet, os médicos têm em suas mãos os prontuários de seus pacientes, contendo informações de exames e procedimentos a que eles foram submetidos, alergias e restrições que possam ter etc.

Pulseiras com códigos de barras

Complementando os prontuários eletrônicos, as pulseiras com códigos de barras podem ser muito úteis para que os enfermeiros que fazem a administração de medicamentos ou prestam cuidados a um paciente obtenham informações rápidas.

Como tudo é registrado nos prontuários eletrônicos, ao fazer a leitura do QR Code, por meio de um dispositivo móvel, os profissionais podem verificar os medicamentos que foram dados ao paciente, bolsas de sangue, alimentação etc.

Faturamento eletrônico

Para fazer o fluxo de caixa e controlar o valor pago pelos pacientes pela consulta, bem como a entrada de valores oriundos dos planos de saúde e também as despesas que o consultório tem, também é possível se beneficiar com a automação de processos.

O que antes precisava ser feito no papel e levava tempo pela complexidade dos cálculos, hoje é feito de forma prática e rápida, por meio de um software de gestão. Também é possível fazer relatórios financeiros completos.

Todas essas facilidades que os serviços automatizados proporcionam aos consultórios ou clínicas médicas, trazem diversos benefícios para os estabelecimentos da área da saúde, como a produtividade, a otimização do tempo e a inovação, por exemplo.

Atividades que antes demandavam muito tempo agora podem ser feitas rapidamente, graças aos softwares para clínicas. Além disso, quando fazemos algo manualmente ou de forma analógica, é comum que erros possam ser cometidos. Já com os processos automatizados os erros são praticamente inexistentes.

E então, conseguiu entender mais sobre a automação de serviços na área da saúde? Com certeza esse investimento trará muito retorno positivo para a sua clínica ou consultório.

Nós podemos ajudá-lo a implementar essas mudanças no seu estabelecimento. Entre em contato conosco e saiba mais! Será uma satisfação tornar a sua clínica uma referência em automação.