Por mais difícil que pareça, em um primeiro momento, entender o que é computação nas nuvens, ela já é largamente utilizada em vários serviços de tecnologia com os quais você lida no dia a dia ? e também pode fazer parte do cotidiano da sua clínica.

Conheça um pouco mais sobre essa inovação computacional e saiba como ela pode trazer benefícios para as operações do seu negócio e a experiência de seus pacientes.

O que é computação nas nuvens?

A computação nas nuvens, ou cloud computing, consiste em oferecer recursos e serviços computacionais, como servidores, bancos de dados e programas completos, diretamente pela internet, sem a necessidade de instalar vários programas ou produzir cópias de segurança manualmente.

Armazenamento de dados pessoais, planilhas eletrônicas e editores de texto e imagens são alguns dos recursos mais utilizados atualmente na nuvem. A praticidade e a flexibilidade desta tecnologia permitem que você possa usufruir das mais diversas e eficientes aplicações diretamente pela rede sem a necessidade de adquirir uma grande infraestrutura, pagando apenas pelo que usar de cada recurso.

Quais são os benefícios da nuvem para clínicas?

Elencamos abaixo três das principais vantagens da utilização da computação nas nuvens para clínicas. Acompanhe!

Organiza e integra melhor a sua clínica

O trânsito de informações que acontece diariamente em uma clínica é muito grande. Resultados de exames e consultas, agendamentos de pacientes e escalas de médicos são dados que precisam ser armazenados, analisados e consultados de forma conjunta.

Com um sistema único baseado na nuvem, todos esses processos ocorrerão em um único lugar, de forma integrada, o que facilita a comunicação e a administração do seu consultório e melhora a experiência para todos os o envolvidos, inclusive os seus pacientes.

Escala os sistemas conforme a necessidade

Utilizando uma abordagem computacional tradicional, seria necessário um alto investimento para implementar um sistema para a sua clínica: servidores, softwares, mão-de-obra… Para expandir as operações, um alto gasto também seria exigido, impedindo o crescimento rápido da sua clínica.

Com a computação nas nuvens, tudo já está devidamente configurado em um servidor da rede e o início das operações do sistema é bem mais rápido. Além disso, por causa da escalabilidade da nuvem, é possível dobrar o poder de processamento do sistema em apenas alguns minutos, sem a compra de uma nova infraestrutura física e reduzindo custos.

Flexibiliza as operações de forma segura

Um dos maiores benefícios de ter as suas informações armazenadas na nuvem, em vez de em um servidor próprio, por exemplo, é poder acessá-las de qualquer lugar, de forma segura, simples e rápida. Com o avanço dos dispositivos móveis, também é possível que o paciente receba informações diretamente no seu celular, por exemplo.

Tudo isso é feito prezando a segurança, claro. A integridade dos dados é garantida dentro da nuvem e o acesso a eles é feito de forma autenticada, garantindo que apenas as pessoas certas tenham acesso às informações.

São incontáveis os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para a sua clínica, principalmente quando se sabe o que é a computação das nuvens e o que ela pode oferecer para os seus pacientes.

Quais são as dificuldades do dia a dia de sua clínica/consultório? Deixe sua resposta nos comentários e vamos trabalhar juntos para resolvê-las!