O gerenciamento do tempo é fundamental para que os médicos proporcionem um atendimento de qualidade aos pacientes. Nesse sentido, o bulário online é uma excelente ferramenta que ajuda a otimizar as tarefas diárias, pois agiliza a busca por informações medicamentosas.

A prescrição de fármacos é uma tarefa que, muitas vezes, demanda um tempo excessivo com a leitura de bulas. Entretanto, com a ajuda da tecnologia, é possível reduzir bastante esse tempo e focar no paciente.

Neste artigo, comentaremos sobre as principais vantagens e características da bula online e qual a tecnologia utilizada que possibilita a otimização da rotina médica. Continue lendo para saber mais!

As vantagens e características do bulário online

O bulário eletrônico é uma base de dados que permite consultas às bulas de remédios e pode ser utilizada por profissionais da saúde e pela população. Veja, a seguir, as principais vantagens que ele oferece.

Otimiza a rotina do médico

Atualmente, são muitas as opções de medicamentos com as inovações da indústria farmacêutica e esse aspecto dificulta o acompanhamento da atualização constante sobre informações do mercado fármaco. O sistema de bula online utiliza uma tecnologia que permite ao médico fazer pesquisas com o cruzamento dos dados sobre medicamentos com base nas restrições dos pacientes, como gravidez, alergias, entre outras condições de saúde.

Dessa forma, é possível indicar o fármaco mais adequado, de maneira ágil e prática, já que o bulário eletrônico permite a análise de informações específicas sem a necessidade de leitura da bula na íntegra.

Proporciona acesso gratuito

O acesso às bulas pode ser gratuito ou pago. A Anvisa disponibiliza um bulário eletrônico na internet sem nenhum custo. Trata-se de uma base de dados atualizada, que permite a consulta a mais de 7 mil medicamentos cadastrados, comercializados e registrados no Brasil. Os dados remetem a informações, como indicação, posologia, reações adversas, entre outros aspectos. Esses dados podem ser acessados pelo público e profissionais da área da saúde.

As bulas são inseridas automaticamente no sistema após a empresa farmacêutica solicitar o cadastro junto à Agência, atendendo a critérios estabelecidos. O sistema também busca inserir medicamentos fitoterápicos, bem como os radiofármacos e rótulos dos remédios.

Permite pesquisas por aplicativos

Também é possível encontrar diversos aplicativos para celular, que oferecem acessos gratuitos a determinados serviços, porém com anúncios publicitários. Outros itens só podem ser acessados na versão paga. Esses sistemas móveis também podem ser utilizados por profissionais de saúde e pacientes em geral, com diferença apenas na linguagem, que pode ser apresentada de forma técnica ou leiga.

Tecnologia aplicada à bula online

A agilidade e praticidade do bulário se devem à tecnologia de armazenamento na nuvem. Isso significa que todas as informações sobre os medicamentos encontram-se arquivadas em centro de processamento de dados e ficam disponibilizados em um site. Os dados podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora do dia ou da noite. O sistema também possibilita salvar, compartilhar e imprimir arquivos.

Como vimos, o bulário online é uma importante ferramenta que pode ajudar no gerenciamento do tempo dos médicos. A agilidade e praticidade que a tecnologia em nuvem proporciona para leitura de bulas possibilita a otimização da rotina da clínica médica e permite aumentar o foco no paciente.

Você já conhece o conceito de armazenamento na nuvem? Saiba mais lendo outro artigo do nosso blog e entenda por que o software na nuvem é a melhor opção para a sua clínica.

Share: