A primeira coisa a qual um paciente tem acesso quando chega a um consultório médico é a recepção. Por isso, esse local precisa ser muito bem organizado, visualmente adequado e acolhedor para as pessoas.

Assim sendo, os gestores desse tipo de estabelecimento precisam conhecer os principais erros de recepção de consultório, para que possam buscar meios para eliminá-los. Veja quais são eles, na sequência!

Demora no atendimento

Quando as pessoas chegam na recepção de consultório, elas desejam ser prontamente atendidas, principalmente se estiverem com algum problema de saúde que cause desconforto. É por isso que se faz necessário manter tudo organizado, para que não haja demora no atendimento.

É preciso que se contrate uma quantidade adequada de recepcionistas ou secretárias, para que as pessoas não deixem de ser atendidas com qualidade. Também é uma ideia interessante organizar um esquema de senhas para atendimento, nos casos de clínicas com grande fluxo de pacientes.

Falta de comunicação entre médicos e recepcionistas

Os médicos e os recepcionistas precisam ter uma boa relação de trabalho em equipe, para que não ocorram erros nas atividades da recepção de consultório. É imprescindível que as secretárias passem a agenda médica para o profissional da saúde, sempre que ele inicia o seu turno.

Assim, o médico pode programar os seus horários de descanso ou para lanche nos momentos em que a agenda estiver ociosa. Isso evita que os atendimentos atrasem, causando incômodo para os pacientes que estão aguardando na sala de espera.

Excesso de barulho

O excesso de barulho pode causar irritação nos pacientes, principalmente se eles já estiverem passando por algum problema de saúde, algo que não é agradável para ninguém. Por isso, evite os ruídos desnecessários.

Não é recomendado que você tenha um rádio na recepção, por exemplo. Isso porque as músicas tocadas nem sempre podem ser do gosto de todos, além disso elas contribuem para um excesso de barulho. Indica-se o uso de uma música ambiente instrumental, que proporciona um ar relaxante ao ambiente.

Cores e decoração inadequadas

Também é preciso dar atenção às cores utilizadas na decoração da recepção do consultório. Para as paredes, é recomendado o uso de tintas com tons mais claros, como um verde ou azul clarinhos, um bege, ou até mesmo o branco.

Cores muito quentes, como o vermelho e o laranja, bem como uma decoração exagerada, com arranjos de flores muito grandes, não são adequadas para o ambiente de uma clínica.

Extra – dicas para evitar problemas na recepção de consultório

Para evitar problemas na recepção de consultório, podem ser seguidas algumas dicas básicas. Veja, a seguir, as principais delas:

  • invista em organização;
  • aposte na qualificação da equipe;
  • crie regras claras e objetivas;
  • invista em um bom sistema de gestão.

Tudo pronto para organizar bem a recepção de consultório? Então coloque em prática o que aprendeu neste post e garanta um melhor atendimento para os seus pacientes!

Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais! Assim você ajuda os seus colegas médicos a também não errarem mais na recepção de seus consultórios.

Share: