Com o objetivo de sempre prestar o melhor atendimento e conquistar a satisfação dos pacientes, é bastante comum que os proprietários de clínica médicas e de outros estabelecimentos da área da saúde façam algum tipo de manutenção do consultório de tempos em tempos.

As manutenções podem envolver a reforma de ambientes, pintura das paredes, troca de equipamentos por outros mais novos e modernos e outros serviços. No entanto, durante o período de renovação do local, é comum que ocorram transtornos e é por isso que medidas preventivas devem ser tomadas.

Uma ideia interessante é fazer as reformas durante o período de férias do consultório ou, no caso de pequenos reparos, em feriados prolongados. Acontece que, em algumas situações, pode haver atraso e a manutenção levar mais tempo do que o previsto.

E aí você se pergunta: o que fazer quando isso acontecer? Fique calmo! No artigo de hoje, nós temos algumas dicas para te ajudar.

Analise se a reforma é realmente necessária

Antes de iniciar a reforma, é preciso que haja um planejamento para que você saiba exatamente o quanto vai ser preciso investir e o tempo que a obra levará para ser concluída. É importante que você peça ao engenheiro ou arquiteto responsável pela obra que informe a quantidade de dias que a manutenção levará até ficar pronta para que você se programe.

Em caso de períodos muito longos ou em que o consultório precise de muitos reparos — quando também é necessário investir muito dinheiro para isso —, talvez mudar de local e atender em uma nova sede seja uma opção melhor do que a manutenção, sobretudo se o local for alugado e não de propriedade da clínica.

Invista em mão de obra qualificada na manutenção do consultório

Assim como os pacientes procuram pelo seu consultório por ser excelente naquilo que se propõe a fazer, o mesmo deve ser feito ao contratar uma empreiteira ou empresa de engenharia que realizará as mudanças no layout da sua clínica.

Invista em mão de obra qualificada e contrate somente profissionais bem preparados para lidar com imprevistos e que consigam entregar a obra dentro do prazo estipulado.

Reforme uma peça do consultório por vez

Em casos de consultórios que possuem mais de uma peça ou sala, o recomendado é que a reforma seja feita em uma peça por vez, de modo que os atendimentos possam ser diminuídos para apenas uma ala da clínica.

Isso evitará que muitas pessoas tenham que conviver com a obra, o que pode gerar até mesmo o descontentamento de muitos pacientes.

Alugue um local temporário

Se a reforma tiver previsão de durar por muito tempo — como mais de um mês, por exemplo —, você pode alugar um local temporário para evitar contratempos e cancelamentos de atendimentos já agendados.

Algumas imobiliárias têm opções especiais de pagamento para contratos de aluguel temporários e, por isso, essa pode ser uma excelente alternativa para quem está reformando ou fazendo a manutenção do consultório médico.

Agora que você já sabe como agir caso as obras fujam do prazo estipulado, que tal já ir pensando em como decorar o novo ambiente? Nós preparamos especialmente para você um artigo sobre a decoração ideal para um consultório que traz informações riquíssimas sobre esse assunto!


Share: