Todos pensam que a vida de um médico é fácil, com salário alto e com bastante tempo livre. Contudo, a realidade é completamente diferente, a rotina é desgastante, o salário nem sempre compensatório e o tempo é curto para aproveitar a família. Por isso, é muito importante desenvolver um planejamento estratégico adequado na sua clínica e, assim, atingir bons resultados e qualidade de vida.

Independentemente da época do ano, início, meio ou fim, é a hora de mudança. É o momento de desenvolver metas, traçar objetivos e planejar metodologias futuras. Para você, isso pode estar parecendo irrelevante, inatingível ou irreal, mas não, estamos falando de algo que precisa ser feito agora e que fará sua vida se tornar mais tranquila, segura e com prosperidade.

Com o propósito de te ajudar a resolver os problemas da sua rotina desgastante, fazer sua clínica ter resultados cada vez melhores e atingir suas metas de vida, nós separamos 4 dicas fundamentais. Confira!

Avalie os anos anteriores e dê início ao planejamento estratégico

Para saber o que está dando errado e o porque você está gastando tempo, suor e atenção sem resultados satisfatórios é necessário entender tudo que foi feito até hoje na sua clínica. Dessa forma, confira esses tópicos:

  • quantidade e valor das consultas;

  • quantos cursos você fez para se atualizar;

  • como seus pacientes são tradados;

  • qualidade da sala de espera.

Como você pode ver, é importante avaliar desde questões físicas do seu estabelecimento, até sua própria atualização de conhecimento. Portanto, fique atento a qualquer detalhe.

Estabeleça metas e objetivos

Todo consultório deve estipular uma quantidade de consultas para o mês ou ano, quantos procedimentos novos serão instalados e averiguar se as metas anteriores foram atingidas. Isso é o início de um planejamento adequado, pois além de estabelecer um futuro, entende os erros passados e impede que os mesmos aconteçam novamente.

Crie um cronograma

Para que sua agenda não viva lotada e você não tenha tempo para se atualizar, é preciso criar uma rotina pertinente com suas necessidades.

Dessa forma, separe o tempo de cada consulta, com direito a margem de erro, é claro, mas com espaço para poder participar de cursos de atualização de qualidade.

Além disso, estabeleça uma data para que você refaça uma avaliação geral da sua clínica, pois caso algo esteja dando errado, há tempo para nova estruturação. Sendo assim, você nunca insistirá em algo que está prejudicando seus objetivos.

Atualize-se e não fique por fora do mercado

É relevante sempre buscar bons exemplos, para isso, sempre avalie o mercado e as novidades. Além disso, em hipótese nenhuma, fique fora dos padrões de qualidade.

Em tempos de tecnologia e modernização, é importante optar por investimento em publicidade. Contudo, o mais valioso é garantir a fidelização dos seus pacientes, pois mantê-lo fiel a sua clínica é muito mais barato do que atrair novos.

Portanto, saia dos processos manuais, do lápis e papel e inove a sua clínica da melhor forma possível. Priorize uma boa equipe de trabalho e de confiança, mantenha os pagamentos de funcionários ou qualquer outra dívida em dia. E, principalmente, cuide dos seus pacientes muito bem, pois além deles merecerem ser bem tratados, são eles, as melhores propagandas de seu trabalho, pois é a partir da satisfação deles, que novas pessoas serão tocados e irão atrás do seu serviço.

E então, conseguiu entender a necessidade de um planejamento estratégico para sua clínica? Aproveite o gancho desta leitura e aprenda como administrar seu consultório.