Atender bem aos pacientes apenas enquanto estão na sua clínica ou consultório já não é o suficiente para mantê-los fiéis: para conquistá-los de vez, o pós-atendimento médico é indispensável e vem se tornando um diferencial no setor. 

São diversas as formas de pós-atendimento que podem ser colocadas em prática e nós listamos as principais para serem usadas na sua clínica. Continue a leitura e veja quais são elas!

1. Tenha um cadastro de pacientes informatizado 

É importante que você tenha na sua clínica ou consultório médico, um sistema de cadastro informatizado, o que garante o acesso ágil dos dados dos seus pacientes , além de garantir a segurança e sigilo dos dados. Além disso, é comum que, em determinadas situações, um ou outro paciente necessite de informações do seu prontuário para finalidades diversas, como prova de patologias, para apresentar em processos judiciais, entre outras situações. 

Vale lembrar que, sempre que o paciente retorna ao consultório depois de algum tempo sem comparecer, deve-se fazer uma atualização das informações, como endereço, telefone, exames, etc., para que os dados fiquem sempre fidedignos.

2. Lembre ao paciente sobre os exames de rotina 

Para que os pacientes sintam-se bem cuidados e valorizados pela sua clínica, um bom procedimento é enviar mensagens via SMS ou por e-mail, quando a data de realização dos seus exames de rotina estiver próxima. Isso garante a boa saúde do paciente e faz com que ele se sinta seguro do atendimento que recebe. 

O envio das mensagens pode ser feito periodicamente, de seis em seis meses ou uma vez por ano, conforme a necessidade. Para essa finalidade, o software de gestão com o prontuário informatizado é essencial, pois todas as informações ficam armazenadas em nuvem e podem ser facilmente obtidas.

3. Faça pesquisas de satisfação 

Para conhecer o que os pacientes pensam sobre a sua clínica ou consultório é interessante que se faça pesquisa de satisfação. Disponibilize questionários para que sejam preenchidos após o atendimento, no próprio local, ou enviados por e-mail. 

Entre as perguntas, pode constar sobre a satisfação com o atendimento feito pela secretária, pelo médico e outros profissionais da clínica, se a infraestrutura do local está adequada, se as orientações recebidas foram satisfatórias, além de disponibilizar um espaço para críticas ou sugestões de melhorias, etc. 

4. Acompanhe o tratamento do paciente 

Em caso de quadros médicos que necessitam do envolvimento de profissionais de diversas especialidades, é importante que você demonstre interesse na situação de modo completo e acompanhe a terapêutica do seu paciente. 

Mostre-se disposto a conversar com médicos de outras especialidades e disponibilize todas as informações que sejam importantes para contribuir para o tratamento e bom atendimento do paciente. 

5. Celebre as datas comemorativas 

Você poderá celebrar datas comemorativas, enviar mensagens temáticas aos pacientes, a partir dos dados cadastrais constantes no sistema informatizado. A clínica pode enviar mensagens no dia do aniversário, Natal, Páscoa, entre outras datas. 

Além disso, a base de contatos pode ser segmentada e as mensagens enviadas em datas específicas, como felicitações de dia dos pais para os pacientes homens que têm filhos, a título de exemplo. 

E você, como realiza um bom pós-atendimento na sua clínica/consultório? Você pode também ter interesse em saber sobre como aumentar o crescimento da clínica sem perder a qualidade. Leia nosso artigo e se informe!