Overdelivering é uma prática usada já há muitos anos, e nos últimos tempos tem recebido certo destaqu, principalmente quando o assunto são clínicas ou consultórios. Você já ouviu falar nesse conceito? Sabe o que é e como aplicá-lo no seu dia a dia?

No artigo de hoje, mostrarei como o overdelivering pode aumentar o seu faturamento e o que você deve fazer para aplicá-lo. Confira!

O que é o Overdelivering?

Overdelivering, quando traduzido de maneira literal para o português, significa entrega excessiva. Isto é, entrega-se mais que o contratado, do que o normalmente demandado por um serviço. Empreendimentos que utilizam a prática do overdelivering são reconhecidos por seus consumidores por sempre surpreenderem o cliente, por ultrapassarem suas expectativas.

Esse é um conceito muito comum utilizado por empresas de diversas áreas e, trazendo-o para a realidade das clínicas e dos consultórios, também pode ser muito bem aproveitado.

Quando clínicas utilizam o overdelivering de maneira eficiente, elas demonstram uma preocupação maior com o seu paciente. Com isso, o paciente passa a nutrir uma relação de respeito com o profissional da saúde, já que ele tem a certeza de um serviço de qualidade — voltando sempre que precisar de uma consulta.

Como aplicar na sua clínica?

O mercado está cada vez mais competitivo e apresentar um diferencial para cativar e fidelizar um paciente tem se mostrado cada vez mais importante. Assim, mesmo que o overdelivering não seja uma prática comum (ainda) entre clínicas e consultórios, aplicar esse conhecimento em seu dia a dia será muito importante para você conquistar cada vez mais seus pacientes, ganhando sua credibilidade.

Oferecer amostras grátis dos medicamentos receitados aos pacientes, por exemplo, é uma das práticas mais conhecidas de overdelivering. Além de contribuir para que o paciente tenha menos gastos, isso faz com que ele dê início ao tratamento de maneira imediata, já que o medicamento já está logo ali, à mão. O paciente sai da consulta extremamente satisfeito com o seu atendimento.

Um outro exemplo de overdelivering é quando sua clínica liga ou envia um SMS lembrando o seu paciente sobre a data da consulta. Essa simples ação, além de diminuir sensivelmente seu número de faltas, ainda cativa o paciente, que percebe o cuidado e a atenção dedicados a ele. Outra possibilidade, ainda, que você pode aplicar em seu consultório e que se encaixa perfeitamente no conceito que estamos vendo seria oferecer o retorno gratuito das consultas.

O overdelivering paraa clínicas e consultórios é, portanto, qualquer ação que se configure como bom atendimento - tornando-o ótimo. É algo que aprimora sua relação com seus pacientes e contribui para a fidelização deles.

Benefícios do overdelivering

O maior dos benefícios dessa prática é proporcionar a satisfação do paciente com o seu atendimento. Fazer com que ele perceba que a sua clínica é um local onde profissionais bem capacitados, além de cuidar dele, importam-se com seu bem-estar, é um diferencial muito importante perante a concorrência. Quanto mais satisfeitos eles ficarem, mais praticarão a tão eficiente indicação, e levarão seu nome e os seus serviços até o conhecimento de familiares, amigos e colegas.

Diante desse cenário, é natural que, com o aumento do número de pacientes, o faturamento da sua clínica aumente também. No entanto, conforme sua demanda for aumentando, lembre-se sempre de aplicar os conhecimentos de overdelivering que vimos aqui hoje. Continue sempre dando a devida atenção à qualidade de seu atendimento, da infraestrutura e dos serviços prestados - já que foram justamente tais ações que tornaram possível o crescimento da sua clínica.

Agora que você já sabe como o overdelivering pode aumentar o faturamento da sua clínica, saiba como você pode melhorar a lucratividade de sua clínica e continuar oferecendo os melhores serviços para seus pacientes.

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