Relação médico e paciente: por que preciso fidelizar meu público?
  • 12 Julho 2016

O marketing em saúde é fundamental nos dias de hoje, pois os pacientes tendem a procurar, primeiramente, por hospitais e clínicas que se preocupem com o seu bem-estar e que tenham como principal diferencial o bom atendimento. Portanto, a relação médico-paciente é a chave para a fidelização. Dessa forma, o paciente sempre retornará e será não só um utilizador, mas também um "vendedor" dos serviços de sua clínica. Por isso, é fundamental se ter um bom planejamento e investir em marketing de relacionamento.

Deseja saber mais sobre fidelização de pacientes? Então, continue a leitura!

Por que é preciso fidelizar clientes na saúde e ter uma boa relação médico e paciente

Ainda há bastante resistência ao Marketing em saúde, devido a uma concepção antiquada de relacionar o Marketing sempre com promoção, vendas e propaganda antiética.

Mas esse conceito é ultrapassado, pois, justamente pelo contrário, o Marketing aplicado à relação médico e paciente é uma forma de controlar a qualidade da assistência e também é uma maneira de aprimorar os serviços e a satisfação dos pacientes no que se refere às suas expectativas e necessidades, levando à fidelização dos mesmos.

Algumas táticas para fidelizar pacientes

Atenda o paciente como ele gostaria de ser atendido

Pacientes bem atendidos se tornam “vendedores” da marca, isto é, divulgam para outras pessoas os serviços prestados. Para isso, eles precisam se sentir especiais em sua clínica. Então, atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido, não como você acha que ele deve ser atendido.

Invista em capacitação e humanização de profissionais

É de grande importância investir em profissionais altamente capacitados, desde o atendimento até os serviços técnicos e procedimentos, sendo importante realizar esses serviços de forma humanizada.

Mantenha uma boa comunicação com o paciente

Antigamente, a comunicação entre médico e paciente se resumia ao consultório e a consultas presenciais. Hoje, com a tecnologia, é possível manter essa comunicação após a consulta de forma mais fluida, seja por meio da internet, mensagens eletrônicas ou SMS.

Compreenda quem é o seu público e crie conteúdo para eles

Identificar quem são seus pacientes e saber como resolver seus problemas por meio de uma visão realista de seus produtos e serviços é fundamental para torná-lo fiéis à sua clínica. Os pacientes de hoje buscam, na Internet, por soluções confiáveis. Sendo assim, para que eles encontrem sua marca, é preciso criar conteúdo útil e informativo que os ajude a tomar decisões de compra.

Crie um bom relacionamento com o seu paciente

Compreender as necessidades dos pacientes e atendê-las gera satisfação. Utilizar uma linguagem mais próxima deles, para que entendam com facilidade e, assim, se sintam confortáveis com a sua marca, é um passo importante para a fidelização. Promover experiências que encantem o cliente e solucionar seus problemas fortalece a relação médico e paciente

Promover o bem-estar em sua clínica gera uma experiência positiva e uma relação de confiança em seus clientes. Investir em um bom atendimento e humanização são as chaves para a fidelização e uma boa relação médico e paciente.

E você, que passos tem dado para a fidelização de pacientes em sua clínica? Deixe seu comentário!