Em um mercado competitivo, não basta a empresa ser boa na área em que atua, é necessário que se diferencie. As metodologias ágeis auxiliam nesse sentido, conferindo uma maior eficiência e flexibilidade nos processos para atender as constantes mudanças.

Com uma mentalidade dinâmica, elas se fazem cada vez mais presentes, por serem identificadas como uma opção eficaz para a entrega de resultados com qualidade e no prazo estipulado.

Neste artigo, vamos comentar sobre as metodologias ágeis, como podem ser aplicadas na área da saúde e alguns dos principais benefícios que elas proporcionam. Continue a leitura para saber mais!

O que são metodologias ágeis

As metodologias ágeis têm suas origens na indústria e se referem a um conjunto de métodos que visam uma abordagem de planejamento de maneira mais incremental e interativa, direcionada a processos complexos, em constantes mudanças.

Os principais métodos que a compõe são o Kanban e o Scrum. O primeiro é um sistema que tem por objetivo o aumento da eficácia, por meio da organização dos processos. O Scrum configura-se como uma metodologia ágil de gestão e planejamento de projetos, no qual o conjunto das atividades é executado em ciclos.

Aplicações na área da saúde

Essas metodologias podem ser aplicadas para agilizar a adaptação das clínicas e consultórios às rápidas e constantes mudanças do mercado, contribuindo não somente para a sobrevivência, mas também para se destacar.

Veja a seguir algumas das principais aplicações das metodologias ágeis para a área da saúde!

1. Comunicação interna

A aplicação das metodologias otimiza o processo de comunicação interna, para que ocorra de maneira direta e eficaz em todos os níveis. Dessa forma, todos os colaboradores da clínica ficam cientes das práticas adotadas e atitudes esperadas.

2. Documentação de processos

A implantação de um sistema de gestão de qualidade exige que a clínica documente todos os procedimentos. Essa ação garante a manutenção dos padrões preestabelecidos visando proporcionar ao paciente uma experiência satisfatória.

Nesse sentido, qualquer mudança no tratamento deve ser objeto de adaptação dos documentos.

3. Continuidade

A identificação de possíveis gargalos é de fundamental importância para a continuidade da qualidade na prestação dos serviços clínicos.

Dessa forma, para um total aproveitamento da agilidade e flexibilidade que as metodologias proporcionam, é necessário efetuar uma reavaliação periódica dos processos.

Benefícios obtidos com a aplicação das metodologias

Proporcionar uma boa experiência aos pacientes é um processo que exige muita dedicação e a sincera vontade de oferecer serviços com alta qualidade, fundamentados em processos planejados.

O uso das metodologias ágeis em clínicas oferece vários benefícios que auxiliam no bom gerenciamento, como:

  • diminuição de acidentes e riscos de infecção;
  • feedbacks mais rápidos — aceleram auditorias internas e garantem a conformidade regulamentar;
  • implementação rápida — facilitam tomadas de decisão que podem contribuir para salvar vidas;
  • redução de erros em equipamentos;
  • retenção de talentos.

Dessa forma, há um ganho geral na consistência das ações, logística do estoque, com a redução de inventário, e economia de recursos financeiros.

Como pudemos verificar, a aplicação de metodologias ágeis, em clínicas, é uma excelente opção para implementação de um projeto de qualidade nos serviços de saúde. Além de atrair e manter pacientes eleva as empresas a um patamar de alto nível.

Gostou deste artigo? Então siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube com mais conteúdos informativos!

Share: