Descubra as vantagens do gerenciamento de estoque na clínica.
  • 21 Janeiro 2019

Independente do tamanho de uma clínica médica,  o gerenciamento de estoque é necessário para controlar o volume de produtos e materiais necessários para a realização de consultas e procedimentos.

Essa estratégia envolve a gestão dos recursos materiais que possibilitam a empresa de gerar receita futuramente. A falta desse hábito pode gerar inúmeros problemas ao longo da atividade comercial e trazer prejuízos para o empreendedor.

Nesse post, apresentaremos algumas vantagens do gerenciamento de estoques em uma clínica e daremos dicas para uma gestão eficiente. Acompanhe!

Quais as vantagens do gerenciamento de estoque?

Algumas clínicas ainda realizam o gerenciamento de estoques de forma manual. Isso pode trazer uma série de problemas, como uma contagem errada ou a adulteração de um dado. Pensar de forma eficiente esse hábito pode trazer uma série de vantagens, que detalharemos a seguir.

Organização

Inventários devem ser realizados com frequência para ajudar na organização do estoque de equipamentos, medicamentos, materiais para realização de exames, produtos de limpeza ou itens administrativos.

Muitos administradores realizam essa contagem anualmente, o que é um grande erro. O indicado é que o processo seja feito segundo o valor dos produtos. Assim, produtos mais caros, como equipamentos utilizados em exames e consultas, devem ser inventariados todo mês. Já os itens de médio custo, como produtos e materiais usados para esses procedimentos, podem ser inventariados bimestralmente.

Otimização de recursos

Com o gerenciamento de estoque feito da forma correta, os recursos são administrados do modo adequado. Além disso, a recepção e os atendimentos podem ser realizados com excelência e agilidade, com todos os procedimentos e materiais necessários.

Redução de desperdícios

O gerenciamento de estoque também auxilia:

  • na identificação da quantidade de produtos disponíveis;
  • na margem de segurança;
  • qual é o mix mais adequado segundo a demanda;
  • quando as reposições devem ser realizadas, entre outros.

Ter essa noção é essencial para chegar ao equilíbrio do volume de itens armazenados com as demandas dos pacientes, ao mesmo tempo em que é possível tornar os investimentos mais eficazes e evitar desperdícios.

Como realizar o gerenciamento de estoque com eficiência?

Armazenar corretamente os produtos

É necessário que todos os itens fiquem agrupados preferencialmente em um só lugar para tonar mais fácil o controle. Também é importante desenvolver alguns padrões e checagens periódicas que auxiliem no controle.

Lembre-se de armazenar os produtos levando em consideração a data de validade e a orientação do fabricante.

Ter o histórico dos fornecedores

Na hora de fazer contratações, ter um banco de dados com informações relativas aos fornecedores faz toda a diferença.

Com o histórico, o gestor consegue identificar qual fornecedor dispõe de produtos de qualidade e oferece as melhores condições. Caso os fornecedores contratados não sejam eficientes, o controle de estoque não poderá ser feito de maneira adequada. 

Organizar o processo de compras

O administrador da clínica conseguirá entender melhor como é a rotina do seu estoque ao utilizar um sistema bem organizado por meio de planilhas e relatórios.

Assim, ele conseguirá planejar da maneira adequada a compra de insumos ao saber quais são os produtos que já estão no fim e terá tempo hábil para procurar por preços menores junto aos fornecedores.

Utilizar um software de gestão

Uma gestão de sucesso depende do registro detalhado de todos os itens que entram e saem da clínica. E claro que isso exige muita organização e atenção para que nenhum dado seja perdido.

A melhor forma de assegurar o registro perfeito e realizar a gestão do estoque eficiente é por meio da tecnologia, utilizando um software de gestão.

Existem sistemas no mercado que são criados especificamente para clínicas para se realizar o gerenciamento do estoque. Suas ferramentas possibilitam o acompanhamento e controle do estoque e a definição de prazos para a compra dos materiais necessários.

Viu como é importante investir no gerenciamento de estoque de sua clínica? Essa estratégia possibilita otimizar o controle e a organização do estoque, tornando o processo de gestão muito mais eficiente. O reflexo estará na agilidade dos atendimentos e na economia de recursos.

Se você quer conhecer outras vantagens do gerenciamento de estoque ou quer saber as alternativas disponíveis no mercado, entre em contato conosco e conheça as soluções da Shosp nessa área.


Gerenciamento de estoque na clínica: descubra as suas vantagens!