Como em qualquer segmento, as clínicas necessitam buscar meios de captar pacientes visando à sobrevivência no mercado. Esse é um grande desafio, já que os serviços clínicos são procurados em situações bem pontuais.

Nesse sentido, é importante que os pacientes encontrem a clínica quando precisam solucionar problemas de saúde, de maneira rápida e fácil. Para tanto, investir em divulgação pode fazer muita diferença e alavancar o consultório, garantindo a competitividade.

Neste artigo, abordamos o motivo pelo qual as clínicas devem investir em estratégias de captação de pacientes em 2019 e quais são as mais efetivas. Acompanhe para saber mais!

A importância em definir estratégias para captar pacientes

A concorrência no segmento de serviços de saúde aumenta a cada dia. Nos últimos anos, houve uma expansão das clínicas populares, cujo crescimento acelerado se deve ao aumento da quantidade de pessoas que não consegue arcar com os custos de um plano de saúde.

Isso não é diferente no ambiente virtual, onde já existem plataformas online com alta tecnologia que permitem contato com os médicos cadastrados e promovem grande volume de captação de pacientes. Algumas oferecem até orientação médica 24h.

Diante desse cenário competitivo, a atração de pacientes depende essencialmente de um planejamento que defina meios para promover a visibilidade da clínica. Veja algumas das principais estratégias infalíveis!

1. Defina o seu público-alvo

Fazer uma análise do negócio é fundamental para identificar com clareza quais são os objetivos da clínica e definir o público que se deseja atender. Nem sempre o atendimento generalizado é o ideal. Em muitos casos, essa visão faz com que a clínica não consiga ofertar um serviço satisfatório.

A definição do público-alvo possibilita o desenvolvimento de estratégias para atingir e atrair esse público, além de encontrar formas para promover a clínica, tornando-a uma referência no cenário.

2. Cadastre a clínica no Google Meu negócio

Esse é um site que ajuda os pacientes a descobrirem os serviços oferecidos. A ferramenta é gratuita e facilita que os estabelecimentos físicos cadastrados sejam encontrados em pesquisas no Google, bem como no Google Maps.

As informações sobre os serviços, como localização, horário de funcionamento, telefone, entre outras, ficam disponíveis para os usuários. O cadastro e a configuração da conta ajudam a empresa a aparecer na primeira página dos resultados gerados por pesquisas orgânicas.

3. Invista em marketing digital

Para obter visibilidade, é imprescindível investir em marketing digital. Ter um site com um sistema que permita o agendamento online de consultas é uma forma inovadora que atrai e encanta pela facilidade e agilidade que oferece.

Porém, mais do que estar na internet, é necessário fazer com que essa presença seja significativa e diferenciada. Isso pode ser conquistado com a criação de um blog que ofereça conteúdos (artigos) e opções de contato.

4. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais também são importantes meios de informação e comunicação. Por meio delas, é possível divulgar alteração do número de telefone, horário de atendimento, entre outros.

Além disso, elas podem servir como um poderoso meio de divulgação dos conteúdos publicados no blog da clínica para atrair pacientes por meio de informações que educam em relação às diferentes doenças.

As mais relevantes para a área da saúde são o Facebook, o Linkedin e o Instagram.

5. Monitore a sua concorrência

Seja no ambiente físico ou virtual, é muito importante monitorar a concorrência. Essa é uma ação gerencial que possibilita verificar como as clínicas estão inovando, quais ferramentas utilizam e o que fazem para atrair e manter pacientes.

Uma das ferramentas que tem sido adotada como principal estratégia nesse segmento é um software especializado em gestão de clínica, já que o sistema potencializa a capacidade de atrair e reter pacientes. Além disso, auxilia na produtividade e na redução de abstenções.

Como foi possível observar, as estratégias apresentadas são ferramentas poderosas para captar pacientes e contribuir com eficácia para a visibilidade. Quando complementadas com a tecnologia de um software especializado em gestão de clínicas, podem garantir um diferencial competitivo e proporcionar excelentes resultados nos negócios.

Gostou de saber sobre as estratégias que podem ser adotadas para atrair pacientes em 2019? Então não deixe de ler também o artigo que oferece 4 dicas essenciais para lidar com pacientes atrasados!


Captar pacientes em 2019: Conheça 5 estratégias infalíveis