O gerenciamento de pacientes atrasados deve ser uma das principais metas na administração de clínicas médicas que buscam a qualidade no atendimento. A falta de ações para evitar esse problema pode impactar diretamente na saúde financeira e produtividade do estabelecimento.

Embora os atrasos provoquem situações estressantes, é fundamental saber lidar com eles, em prol da clínica e dos pacientes pontuais que se prejudicam com as falhas de outros.

Neste artigo, apresentamos 4 dicas para auxiliar na resolução desse problema. Continue a leitura e considere a aplicação dessas indicações para otimizar os atendimentos e reduzir os impactos dos atrasos no funcionamento da sua clínica!

1. Identifique os pacientes atrasados

Há pacientes que atrasam com frequência e outros que, mesmo atrasando ocasionalmente, também prejudicam a organização do atendimento. Dessa forma, as ações para reduzirem o problema dependem de um prévio levantamento de perfis.

Após esse levantamento, é necessário efetuar anotações das frequências de atrasos nos prontuários desses pacientes. Para tanto, é aconselhável a utilização de um software específico, com o qual a secretária conseguirá efetuar esses processos com muita agilidade e eficácia.

2. Entenda os motivos do paciente

Para lidar com essas situações, é muito importante compreender e ser sutil, já que cada pessoa tem seus próprios motivos para atrasar, e que às vezes não consegue contorná-los. Nesse sentido, é necessário demonstrar empatia e disposição para encontrar uma solução que beneficie a todos. A conscientização do paciente quanto à importância da pontualidade é a melhor opção para amenizar o problema e mantê-lo fiel aos serviços da clínica.

Considere as dificuldades apresentadas pelos pacientes, registrando-as nas fichas individuais para adequar os agendamentos. Dessa forma, se o problema for trânsito, combine um horário mais cedo ou mais tarde para as próximas consultas.

3. Defina um tempo limite para atraso

É importante estabelecer um limite de atraso para manter a organização dos horários agendados. O tempo de atendimento clínico deve ser a base para a definição de uma tolerância e ter como principal objetivo a redução dos impactos dos atrasos no funcionamento da clínica.

Para tanto, estabeleça esse limite com a secretária, a fim de que ela possa efetuar um controle, contatando o paciente e confirmando se o mesmo conseguirá chegar no horário agendado. O uso da tecnologia pode ajudar muito nesse sentido.

4. Envie lembretes automáticos sobre a consulta

Embora a ligação telefônica para confirmação de consultas seja um método eficiente, gera perda de tempo e gastos. A tecnologia oferece praticidade e agilidade para auxiliar esses contatos e evitar atrasos e faltas.

Com um simples comando da secretária, um software específico para clínicas médicas pode disparar mensagens por e-mail, WhatsApp ou SMS aos pacientes. Também, é possível elaborar um modelo de texto pronto poupando tempo com digitações.

Além dos benefícios relativos aos agendamentos, o software possibilita a fidelização dos pacientes, por meio de mensagens personalizadas sobre novidades da clínica ou felicitações em datas comemorativas, como aniversários e outros.

Atrasos e faltas são comuns, mas como vimos, é importante saber lidar com o problema e gerenciar os pacientes atrasados para amenizar os impactos negativos no funcionamento da clínica. A adoção de simples práticas e um software específico auxilia na redução do índice de atrasos e promove a fidelização dos pacientes.

A sua clínica tem altos índices de atrasos e faltas? Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas ferramentas de soluções!


Pacientes atrasados: 4 dicas essenciais para lidar com eles!